17ª Regional emite alerta sobre receita com ‘kit covid’ em Londrina
Autoridades sanitárias encaminharam um ofício à Prefeitura de Londrina com alerta sobre a protocolo que viralizou nas redes sociais.
A 17ª Regional de Saúde fez um comunicado à Prefeitura de Londrina alertando sobre uma receita de tratamento precoce contra a covid-19 que acabou viralizando nas redes sociais. O documento traz uma combinação perigosa com medicamentos sem eficácia comprovada cientificamente e que, segundo as autoridades sanitárias, gera preocupação.
O ofício foi encaminhado ao secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Nele, os diretores da regional informam sobre o protocolo falso que aponta para o uso de 16 medicamentos em uma “conduta controversa”, além de causar preocupação sobre os riscos da “segurança das combinações nos esquemas sugeridos”.
A 17ª Regional também sugere que a Secretaria Municipal de Saúde, oriente os profissionais. “Orientamos que a secretaria esclareça os profissionais para fazer frente a publicações como esta, que se valem de propaganda em um contexto de medo para encontrar meios de difusão”, explica a nota.
Protocolo falso
A receita que viralizou em Londrina, não apresenta assinatura médica e não possui garantia de eficácia. Dois médicos assinam o documento que apresenta um relatório sobre o tratamento da doença.
Um deles, que pediu para não ser identificado, informou através de nota que a publicação é falsa, e que foi alterada e publicada sem a sua autorização.
Redação Tem