Avião com 2 milhões de doses de vacina da Índia chega ao Brasil

Imagem: Reprodução/Reuters

O avião da Emirates com os dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindo da Índia, pousou nesta sexta-feira (22) no Aeroporto de Guarulhos (SP) por volta das 17h27. As vacinas foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde.

A carga foi recebida pelo general e ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e o ministro Pazuello receberão as doses — que serão transportadas, com escolta da Polícia Federal (PF), para o depósito da Fiocruz.

Demora para envio

Vacina só foi liberada nesta quinta-feira (21) pela Índia. Na semana passada, autoridades indianas teriam ficado incomodadas como a divulgação da informação feita pelo governo brasileiro sobre a importação da vacina, mesmo antes do país ter começado a sua própria imunização.

Após ser criticado por sua atuação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu no início da semana o embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy, para uma reunião no Palácio do Planalto. O objetivo era tentar contornar a saia justa.

O Ministério da Saúde estima que a vacinação durará o período de 12 meses, a contar do início da primeira fase, para que haja vacinação de brasileiros fora dos grupos prioritários.

Redação Tem com Folhapress



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail