Cidades da região veem casos e mortes por covid desabarem após lockdown

Cinco municípios da região de Londrina decretaram um 'lockdown total' no fim de março. Efeitos positivos já podem ser observados.

Assaí, na região de Londrina, já vê os efeitos positivos das medidas adotadas no final de março – Imagem: Reprodução/PMA

As cinco cidades da região de Londrina que adotaram medidas mais restritivas para conter o avanço do coronavírus no final de março, registram indícios de que as medidas estão promovendo resultado. Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Sertanópolis fizeram um ‘lockdown total’ de uma semana, além de mais duas semanas com restrições na circulação de pessoas. Durante o bloqueio total, até mesmo supermercados tiveram que atender apenas com entregas e ninguém podia circular pelas ruas, nem mesmo veículos.

Hoje, quatro semanas após as primeiras medidas adotadas, o reflexo já pode ser notado nos números apresentados pelos órgãos de saúde. De acordo com especialistas, o lockdown correto deve perdurar, no mínimo, por duas semanas para que o efeito seja mais duradouro, mesmo assim, as cidades já verificam queda no número de casos e mortes.

Em Alvorada do Sul, no início das suspensões, a cidade registrava 103 casos ativos. Ao final de duas semanas de restrições até esta sexta-feira (9), segundo o boletim, Alvorada tem 22 casos ativos. No mesmo período, o município registrou dois óbitos.

No município de Assaí, as restrições também começam a surtir efeito. A cidade foi de 153 casos ativos para 84. Além de três mortes, contra seis, registradas no período anterior aos impacto das medidas. “Relatamos de forma rápida e simples os fatos observados. Ainda sim, é visto que as estratégias estudadas entre o prefeito, corpo médico e a equipe epidemiológica surtiram efeito de forma substancial para controlar a pandemia”, comenta o secretário de Saúde Junior Torquato.

Bela Vista registrou apenas um caso nas últimas horas – Imagem: Reprodução/Telégrafo

Já em Bela Vista do Paraíso, o chamado ‘lockdown total’ durou mais tempo e, segundo o prefeito Fabrício Pastore (DEM), deu resultado. “A diferença é visível. Já notamos menos pessoas no hospital, no posto de saúde. O nosso lockdown funcionou bem, o resultado veio”, comenta o prefeito. Para se ter uma ideia, a cidade que antes chegou a diagnosticar 54 casos em apenas um dia, nas últimas horas registrou apenas um. O município também já havia confirmado 11 mortes em um único dia, agora está há cinco dias sem registra vítima fatal. Atualmente, são apenas 26 casos ativos.

Um gráfico divulgado pelo Portal Telégrafo, de Bela Vista, mostra a evolução dos casos ativos na cidade. A reportagem do TEM grifou a parte onde é possível visualizar os efeitos positivos gerados pelo lockdown.

Casos ativos em Bela Vista do Paraíso, na região de Londrina – Imagem: Reprodução/OTelégrafo

O município de Primeiro de Maio, que chegou a montar barreira sanitária para conter o avanço do coronavírus, observa a eficácia das medidas tomadas. A Secretaria Municipal de Saúde viu os casos ativos caírem de 111 para 81. O número de isolados em domicílio também caiu de 528 para 492, além do município estar há 15 dias sem registrar nenhuma morte causada pela covid-19.

Primeiro de Maio realizou barreira sanitária – Imagem: Reprodução/TemWhats

A cidade de Sertanópolis, conseguiu reduzir o ápice da pandemia — atingido durante o lockdwon —, com 183 casos caindo 147. Em relação aos óbitos, o município também contabiliza diminuição. Foram duas vítimas fatais nas últimas semanas, em oposição aos seis do período anterior ao impacto das restrições.

Alvorada fez bloqueio e monitoramento de visitantes nas chácaras do município – Imagem: Reprodução

As medidas dos cinco municípios foram determinadas depois de reuniões com prefeitos das 21 cidades que englobam a 17ª Regional de Saúde, no dia 16 de março. Na ocasião, Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia ficaram de fora da aplicação de ações mais rígidas e decidiram seguir apenas o decreto estadual que prevê toque de recolher entre às 20h e 5h e além de outras medidas restritivas mais brandas.

Durante o período mais rigoroso dos decretos nas seis cidades, a comercialização de bebidas alcoólicas também foi proibida.

Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (9) mais 3.904 casos de covid-19 e 317 mortes pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 872.467 casos e 18.686 mortes pela doença.

Atualmente, 2.543 pacientes com diagnóstico confirmado de covid estão internados. Há outros 2.728 pacientes internados, que aguardam resultados de exames.

Errata: afirmamos anteriormente que o município de Sertanópolis havia registrado aumento de casos positivos, o que não é verdade, já que o pico da pandemia foi atingido durante o lockdown, com 183 casos ativos, ou seja, também registrou queda no número de casos em transmissão.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail