Covid: EUA ampliam vacinação para todos a partir de 16 anos

Imagem: Bryan/Reuters

A partir desta segunda-feira (19), todos os jovens e adultos, entre 16 e 30 anos, já podem receber vacinas contra a covid-19 nos Estados Unidos, em todos os estados da federação.

Promessa feita no dia 6 pelo presidente Joe Biden, é a última etapa de expansão da vacinação contra o novo coronavírus no país. Os EUA são o país com mais mortes e mais casos confirmados no mundo todo, 567 mil e 31,6 milhões, respectivamente.

Os estadunidenses já aplicaram mais de 205 milhões de doses, segundo o “Our World in Data”, e lideram o ranking de vacinação. Atualmente, eles também são responsáveis por 23% de todas as vacinas administradas no planeta. Na sequência vêm China (188 milhões) e Índia (122 milhões).

Cerca de 130 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose no país, o que equivale a quase 40% dos 331 milhões de americanos — mais da metade da população adulta.

Imagem: Reprodução

Desde que Biden assumiu a presidência dos EUA, a vacinação anti-covid ganhou impulso e velocidade. O país saltou de uma média de 300 mil pessoas vacinadas por dia no início de janeiro para mais de 3 milhões atualmente.

Como os EUA não possuem um sistema de saúde público, igual ao Brasil, a velocidade ainda é mais lenta que a possibilidade brasileira, caso o Governo Federal tivesse, no ano passado, comprado vacinas. Apesar disso, as vacinas contra a covid-19 são gratuitas e basta ter um comprovante de residência para ser imunizado no país norte americano.

Redação Tem com G1