Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Disque-Coronavírus passa a informar resultado de exame em Londrina

Serviço vai funcionar das 8h às 13h, de segunda a sexta.

Foto: Reprodução

O Disque-Coronavírus, serviço que orienta a população de Londrina a respeito de sinais e sintomas do coronavírus e qual procedimento deve-se adotar em cada caso, passa a ofertar mais um serviço. Agora, por meio do 0800-400-1234, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem obter informações sobre o resultado de exame realizado para a detecção do vírus causador da covid-19, feito na Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) respiratórias e Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Para obter o resultado, o usurário deve ligar no 0800-400-1234 e escolher a opção 3, que direciona para a Central de Resultado de Exame de Coronavírus. Lá, ele será atendido por uma equipe específica para isso, que vai verificar se o exame está finalizado, passar o resultado por telefone e, se necessário, fazer as orientações de como deve-se proceder, em caso de resultado positivo. O exame demora cinco dias para ficar pronto. Especificamente para esse novo serviço, o atendimento, inicialmente, será das 8h às 13h.

O serviço

O Disque-Coronavírus foi implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por meio do serviço, qualquer pessoa que estiver com sintomas gripais ou respiratórios pode ligar para este número e ser atendida por profissionais de saúde, os quais orientam qual procedimento deve ser adotado. Por meio do Disque-Coronavírus também é feito o agendamento de consulta por telemedicina, com os médicos da Secretaria Municipal de Saúde, caso o paciente tenha sintomas de covid-19.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Desde a sua implantação, no final de março, o serviço já realizou 6.670 atendimentos. A partir de maio, o Disque-Coronavírus também passou a ofertar apoio psicológico à população, por meio de profissionais de Psicologia que atendem das 7h às 19h, também de segunda a sexta-feira. As ligações para o 0800-400-1234 são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular.

O Município também oferta o chat inteligente Corona AI. Por meio de sistema automatizado com mensagens instantâneas, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e obter informações, seguras e confiáveis, referentes ao coronavírus. A plataforma digital funciona 24 horas, no site https://coronaai.uel.br/.

Redação Tem com Assessoria


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem