- Jornalismo
- 12 de julho de 2020
Ex-deputado Nelson Meurer morre vítima do coronavírus no Paraná

O ex-deputado federal pelo PP do Paraná, Nelson Meurer, morreu hoje aos 77 anos, vítima da covid-19. Ele, que cumpria pena de 13 anos e nove meses na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, de onde também foi prefeito, estava internado desde a última terça-feira (07).
Ele foi o primeiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na “Lava Jato”, também tinha hipertensão, diabetes e tinha passado por cirurgia de ponte de safena, segundo seus advogados.
Meurer tinha 77 anos, e seu estado frágil de saúde foi ressaltado em um pedido de prisão domiciliar apresentado em março pela defesa ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da Ação Penal 996. Fachin negou o pedido em abril.
Em nota publicada nas redes sociais, a prefeitura de Francisco Beltrão lamentou a morte de Meurer. “Além de reconhecer o seu trabalho em prol de Francisco Beltrão, [a administração] deseja força para a família. O Prefeito Cleber Fontana [PSDB] decretou luto oficial no município”, anunciou.
O ex-deputado foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em maio de 2018. De acordo com a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), ele teria recebido R$ 4 milhões em vantagens indevidas da Petrobras.
Ele foi preso um ano e cinco meses depois, em 30 de outubro de 2019, por determinação do ministro Edson Fachin.
Ao analisar o caso, o ministro disse que o presídio de Francisco Beltrão, onde Nelson Meurer estava preso, não está superlotado e tem equipe de saúde para atender os detentos.
Redação Tem com Agência Brasil