HU tem 96% de ocupação em UTIs para covid; Honpar e Cegen estão com 100%
Os três são principais hospitais que atendem pacientes com coronavírus região norte do estado.
Os principais hospitais da região norte do Paraná, estão com lotação máxima nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19, segundo dados dos boletins divulgados neste sábado (11).
O Hospital Universitário (HU) de Londrina que é referência no tratamento do coronavírus na região, possui 96% da capacidade ocupada. No local, são 46 leitos exclusivos para pacientes com covid. O hospital atende hoje, pacientes de todas as 22 cidades da 17ª Regional de Saúde, o que justificaria a lotação da unidade.
Já no Hospital Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas, não resta mais nenhuma vaga para atendimento intensivo e exclusivo de pacientes com coronavírus, sendo que as 20 vagas estão ocupadas.
A lotação máxima também é o caso da Casa de Saúde Dr. João Lima (Cegen) de Cornélio Procópio no Norte Pioneiro. Lá, os 10 leitos estão ocupados.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SESA) os dados geram preocupação. Os casos mais graves de coronavírus em Londrina que necessitam de atendimento público, são encaminhados para o Hospital do Coração, que firmou em maio um convênio com a Prefeitura de Londrina.
Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado neste sábado (11), a cidade tem uma taxa de 50% nas UTIs para o SUS e 61% de ocupação geral.
Redação Tem