Idosos dos distritos rurais começam a ser vacinados em Londrina

Idosos entre 80 e 84 anos.

Imagem: Vivian Honorato

A prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está vacinando, contra a covid-19, os idosos com idade entre 80 e 84 anos residentes na área rural do município. Foram contemplados, nesta quarta-feira (03), o Patrimônio Taquarana e os distritos da Warta, Irerê, Guaravera e Lerroville. A ação terá prosseguimento nesta quinta-feira (04), no Patrimônio Regina e no distrito de São Luiz, e encerrará na sexta-feira (05), nos distritos de Paiquerê e Maravilha e nos patrimônios Selva, Três Bocas e Guairacá.

No total, serão vacinados 500 idosos, sendo que 370 irão até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das localidades onde residem e 130, que têm dificuldades de locomoção, serão visitados em domicílio pelos profissionais da prefeitura. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que a atividade é realizada por meio de agendamento, sendo que cada pessoa é atendida em um horário específico, o que evita aglomerações nas UBSs e previne a transmissão do novo coronavírus.

Ainda segundo Machado, três equipes volantes da SMS estão percorrendo os distritos e patrimônios rurais de Londrina, com o objetivo exclusivo de vacinar os idosos dessas regiões. “Graças a esse reforço, as UBSs podem continuar seus demais atendimentos de forma regular. Para nós, é muito importante poder atender essas pessoas, pois elas são vulneráveis à covid-19 e residem em regiões distantes da área urbana de Londrina. Ao imunizar os idosos, visamos tanto protegê-los quanto diminuir a transmissão do vírus”, afirmou.

De acordo com a enfermeira Tatiane Cristina de Souza, coordenadora da UBS da Warta, a ação contemplou 27 idosos que residem no distrito, sendo que 15 foram visitados em suas residências e 12 compareceram à unidade. “Estamos muito felizes por receber a equipe volante. É gratificante ver a emoção dos idosos ao serem vacinados, pois eles passam a se sentir mais seguros”, destacou.

O aposentado e morador da Warta, Antonio Scherlowski, de 81 anos, incentivou as pessoas de sua faixa etária a receberem a vacina. “É muito importante que as pessoas venham ser vacinadas, pois isso diminui o risco de contrair a doença. Estou contente por ter recebido a minha dose e tenho convicção de que ela vai fazer o efeito necessário”, frisou.

Redação Tem com N.Com



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail