Londrina e Maringá? Veja os dados comparativos das duas cidades na pandemia

Foto: Reprodução

Neste período de pandemia do coronavírus, principalmente após o decreto estadual de governador Ratinho Junior (PSD) que instalou uma quarentena em 134 cidades do Paraná, muito tem se discutido sobre as duas principais cidades do Norte do estado. Segundo o decreto, a 17ª Regional de Saúde, que pertence à Londrina, foi incluída na decisão, porém a 15ª Regional de Saúde, onde está Maringá, ficou de fora.

O caso tem gerado várias discussões nas redes sociais, inclusive, no meio político, já que o próprio prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), questiona a decisão do governo estadual.

A reportagem utilizou um levantamento realizado pelo grupo de pesquisadores da Covid Info como base nas duas regiões e ambas cidades, no quesito de combate ao coronavírus. Acompanhe os dados:

17ª Regional – Londrina: 956.008 pessoas
15ª Regional – Maringá: 828.229 pessoas

Londrina: 569.733 habitantes
Maringá: 423.666 habitantes

As informações sobre os casos, testes e óbitos causados pela covid-19, nos dois municípios e na Regional de Saúde, de acordo com o grupo Covid Info, foram retirados dos boletins diários das Secretarias Municipais de Saúde das duas cidades e da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) até o dia 03 de julho.

Segundo os dados, a cidade de Londrina fez o total de 8.598 testes, contra 9.054 de Maringá, notando-se que a cidade canção tem uma quantidade pouco maior de exames. Quando avaliado o número de resultados por milhão de habitantes — que é a forma científica e mais precisa de análise –, Londrina tem 15.091 testes por milhão, enquanto Maringá tem 21.370 testes por milhão. No ranking estadual, Londrina aparece em 10º lugar entre as cidades que mais testam e Maringá está em 7º.

Gráfico de testagem das duas cidades – Imagem: TemArte

Testes por milhão

Londrina: 15.091
Maringá: 21.370

Quando avaliado o número de confirmados da doença, Londrina possuía, até dia 03 de julho, 1.394 casos, segundo a Secretaria Municipal, e Maringá 1.674 casos confirmados. Quando avaliado os casos por milhão, Maringá aparece em 5º no Paraná, com 3.951 casos por milhão, enquanto Londrina está na 10ª posição, com 2.446 registros por milhão de habitantes.

Se avaliarmos as regionais de Saúde, a 17ª de Londrina acumula 2.216 casos confirmados em 21 municípios que fazem parte da região. Já a 15ª Regional de Maringá tem 2.381 em 30 municípios considerados, segundo dados da SESA.

Gráfico de óbitos das duas cidades – Imagem: TemArte

Se avaliarmos a taxa de óbitos entre as duas cidades, podemos encontrar um número alarmante e de preocupação para os londrinenses. A cidade aparece na terceira posição, entre as principais cidades com a maior taxa de mortes causadas pela doença registrando 85 óbitos no total, número que representa um índice de 149 óbitos milhão. Já a cidade de Maringá registrou 18 mortes — que são 42 mortes por milhão — neste mesmo período, aparecendo apenas na 18ª posição do ranking.

Redação Tem