Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Lote de testes da covid some e pacientes ficam sem saber resultado em Londrina

Londrinense está há 20 dias sem saber se foi contaminada pelo vírus. Teste foi coletado na UPA Sabará.

Erro no laboratório pode ter causado sumiço, diz funcionário – Foto: Reprodução

Uma paciente com suspeita de coronavírus em Londrina explica que está há 20 dias esperando o resultado do teste que ela fez no dia 01 de julho. De acordo com um funcionário da Secretaria de Saúde, o lote de exames realizados no dia simplesmente sumiu, deixando os pacientes sem saber o resultado.

A jovem, de 22 anos, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará, na Zona Oeste da cidade, assim que começou a ter os sintomas da doença. Ela realizou o exame, coletado por volta das 11 horas e recebeu um atestado médico pedindo para manter-se em isolamento social por 14 dias enquanto aguardasse o resultado em casa. Após 20 dias de espera, o resultado ainda não chegou.

A moça, que pediu para não ser identificada na matéria, conta que tem ligado todos os dias na UPA, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora e no Centro Epidemiológico, mas sempre recebe a mesma informação: o resultado não está pronto. “Ligo todos os dias, mas eles dizem que nunca está pronto. Em uma das vezes, o rapaz contou que o teste teria sido extraviado”, explica a jovem.

O TEM teve acesso a uma das ligações (ouça abaixo), na qual um funcionário explica sobre o erro que teria ocorrido e diz que o lote de exames realizados na data de 01 de julho teve um “desencontro”, ao se referir que os testes teriam sido perdidos e, possivelmente, ido parar em uma outro refrigerador no laboratório. Segundo ele, todos os exames desta data sumiram e outros pacientes também teriam ficado sem saber o resultado.

Teste foi realizado na UPA Sabará – Foto: Arquivo pessoal

Ouça o áudio abaixo:

As identidades do funcionário e da usuária foram preservadas.

A reportagem confirmou as informações de que outros pacientes também estão com problemas para receber os resultados dos exames em análise.

Segundo a jovem ouvida pelo TEM, ela precisou retornar ao trabalho, mas sem o documento para confirmar se estava contaminada ou não. Ela ainda conta que seu esposo também permaneceu em isolamento, mesmo sem apresentar sintomas da doença.

c

“Eu só quero receber meu teste, não quero nada demais. Apenas saber se eu fui contaminada. Eu preciso saber”, disse.

.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde para entender o que teria acontecido com os testes e quais procedimentos poderiam ser tomados com os pacientes que ficaram sem os resultados, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Leia também:

Redação Tem


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem