Mesmo com maior índice de mortes por covid, região de Cornélio Procópio abre comércio
Governo deve acionar fiscalização e multas serão aplicadas a partir desta terça. Regional de Saúde é a primeira em número proporcional de óbitos.
O comércio de Cornélio Procópio, cidade a 67 quilômetros de Londrina, abriu as portas normalmente nesta segunda-feira (06), apesar do decreto estadual que determinou uma nova quarentena mais rígida para o município. Segundo a Associação Comercial e Industrial (ACECP) da cidade, o decreto que está sendo respeitado é o municipal, publicado no dia 14 de abril, o qual permite a abertura dos estabelecimentos, mas em horário reduzido, das 10h às 16h. A decisão de abrir foi tomada em uma reunião no último sábado (04) que reuniu empresários, integrantes da ACECP e comerciantes.
“Esse decreto está em vigor a mais de setenta dias. Entendemos que esse decreto tem sido eficaz no controle da pandemia até porque nossos índices melhoraram muito”, aponta o diretor da associação que também é secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, no entanto, diferentemente do que diz o secretário, a 18ª Regional de Saúde, onde o pólo é Cornélio Procópio, apresenta o maior e mais preocupante índice de mortalidade do coronavírus em todo o estado do Paraná.
Vale lembrar que o decreto estadual impõe multa para os estabelecimentos que descumprirem a determinação. A medida foi tomada em 134 cidades como uma tentativa de frear o avanço da covid-19.
Esses locais, que estão centralizados em quatro regionais de saúde têm números altos da doença. Cornélio Procópio, por exemplo, acumula 263 casos confirmados do novo coronavírus, 24 em investigação e 15 mortes pela doença. Outras 201 estão em monitoramento.
Ao lado de Cascavel, no Oeste do estado, a 18ª região de saúde de Cornélio tem a situação mais grave do estado no sentido de mortes confirmadas e aparece em 7º lugar, com alerta laranja, no coeficiente de incidência de casos.
Redação Tem