- Jornalismo
- 12 de agosto de 2020
Paraná assina acordo com a Rússia para vacina contra covid-19

O governo do Paraná assinou nesta quarta-feira (12) um memorando de entendimento com a Rússia voltado ao acompanhamento de informações relacionadas a vacina Sputnik V, a primeira registrada contra o novo coronavírus no mundo.
De acordo com o governo paranaense, o memorando é uma espécie de “protocolo de intenções” para que a vacina eventualmente seja testada no Estado e, quem sabe, produzida também.
Foi decidido que um grupo de trabalho será formado para que membros do governo paranaense tenha acesso a dados sobre a vacina. Caso a eficácia dela seja realmente comprovada, ela poderia vir a ser oferecida à população paranaense.
A parceria entre Paraná e Rússia a respeito da vacina já havia sido anunciada ontem. Uma reunião virtual entre o governador Ratinha Júnior (PSD) e o embaixador russo Sergey Akopov realizada nesta tarde oficializou o acordo.
A vacina russa foi aprovada menos de dois meses após o início dos testes em humanos, o que levou pesquisadores a questionarem se a Rússia não está colocando o prestígio nacional à frente da ciência.
A aprovação pelo Ministério da Saúde russo ocorreu nesta terça (11).
Redação Tem com Folhapress