Prefeito de Ibiporã decide reabrir o comércio por uma semana

A medida já é válida a partir desta terça-feira (07) e deve durar uma semana.

João Coloniezi, prefeito de Ibiporã – Foto: Reprodução

O prefeito de Ibiporã, João Coloniezi (MDB), anunciou a reabertura do comércio da cidade já a partir desta terça-feira (07). O anúncio foi feito no início da noite de segunda-feira (06), pelas redes sociais e vai na contramão de todas as medidas de segurança tomadas pelas demais cidades da região no combate ao coronavírus.

Segundo o prefeito, a medida é válida apenas para esta semana e o objetivo é que as pessoas aproveitem o período para reabastecimento. Coloniezi ainda afirmou que o atendimento nos comércios será individualizado, seguindo medidas de proteção.

Em meio à pandemia líder dos empresários disse estar “feliz” com reabertura – Foto: Reprodução

Em vídeo também pelas redes sociais, o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACEIBE) de Ibiporã, Marcelo Juliano Machado, disse estar “muito feliz” com a reabertura do comércio, chegou a desejar “boas vendas” aos comerciantes, pedindo que eles voltem a trabalhar. Machado também informou que o horário de funcionamento das lojas será normal.

Decisão perigosa

Com cerca de 55 mil habitantes, Ibiporã ainda não teve a confirmação de nenhum caso de coronavírus na cidade. Considerando a proximidade com Londrina, onde 55 casos já foram confirmados, e o intenso fluxo de pessoas entre as duas cidades, a preocupação da população é que a volta de movimento no comércio facilite a contaminação.

A situação na cidade torna-se ainda mais delicada porque Ibiporã não tem estrutura no sistema de saúde para atender casos graves de covid-19. Diante desses casos, a cidade depende de hospitais de referência em Londrina.

Conforme autoridades de saúde, esta semana deve ser crucial para que o Brasil não evolua rapidamente para o caos no sistema de saúde. O país tem 12 mil casos de coronavírus e mais de 500 mortes provocadas pela doença.

Assista o vídeo da decisão:

Redação Tem