Região de Londrina tem uma das menores taxas de isolamento do PR

Regional de Londrina tem índice de distanciamento social abaixo de 40%.

17ª Regional de Saúde está entre as menores taxas de isolamento – Foto: Reprodução

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou na tarde desta terça-feira (30) que o estado terá o que ele chamou de ‘quarentena mais severa’ a partir desta quarta-feira (01), para conter o avanço do coronavírus no estado.

As restrições serão localizadas e devem ocorrer nas regionais de saúde de Londrina, Cornélio Procópio, Cianorte, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba. As medidas pedem que sejam mantidos apenas os serviços essenciais nestas regiões por 14 dias e atingem 134 cidades.

Ratinho afirma que a taxa de isolamento precisa chegar entre 50% e 52% no mínimo. “Precisamos elevar a taxa de distanciamento que hoje está entre 38%”, disse.

O município de Londrina, situado na 17ª Regional de Saúde, está entre os municípios com a mais baixas taxas de isolamento social do estado. De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, a região possui uma taxa abaixo de 40%, quando o necessário para conter o vírus seria 70%. A meta do estado é alcançar um índice mínimo de 50% nos próximos 14 dias.

A 17ª Regional abrange os municípios de Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

O secretário admite que caso a meta não seja atingida e os casos continuem a crescer no estado, existe a possibilidade de autorizar um lockdown, que é o confinamento em massa obrigatório. “Não queremos chegar a isso, mas se for não houver outra alternativa, teremos que fazer”, afirmou na coletiva.

Segundo ele, o acompanhamento dos gráficos pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) mostra que o Paraná deve chegar a 30 mil casos de coronavírus nos próximos dias.

Nesta terça-feira o estado atingiu 636 mortes causadas pela doença, além de ultrapassar a marca de 22 mil infectados.

Redação Tem