CPI aprova convocação de nove governadores; Queiroga e Pazuello voltam
Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, também serão ouvidos novamente. Confira quais são os governadores.
Na primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, do Senado Federal, dedicada exclusivamente à votação de requerimentos, parlamentares aprovaram nesta quarta-feira (26) convocação de nove governadores para prestar depoimento ao colegiado.
Os parlamentares também aprovaram requerimento para que seja ouvido o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, investigado e afastado do cargo por suspeitas de integrar organização criminosa que praticou irregularidades na área da saúde do estado. Outro nome aprovado foi o da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.
A CPI também aprovou requerimentos de reconvocação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga.
No caso dos governadores, foram convocados:
Wilson Lima (PSC), do Amazonas;
Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal;
Waldez Góes (PDT), do Amapá;
Helder Barbalho (MDB), do Pará
Marcos Rocha (PSL), de Rondônia
Antônio Denarium (PSL), de Roraima
Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina
Mauro Carlesse (PSL), de Tocantins
Wellington Dias (PT), do Piauí
Esses governadores foram citados pela Polícia Federal em operações que apuraram desvios em recursos destinados a combater a pandemia da covid-19.
As datas dos depoimentos ainda não foram definidas, e a presença dos governadores é incerta já que a Constituição Federal, no Artigo 50, só prevê competência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou de qualquer de suas comissões “para convocar ministros de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República, para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada”.
Outros nomes
Outro nome aprovado é o do empresário Carlos Wizard. Na quarta-feira (19), em depoimento à CPI, Pazuello disse que convidou Wizard a assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde em junho de 2020, mas o convite foi recusado. Os senadores querem saber se o empresário, ex-dono de uma rede de escola de idiomas, atuou ou atua em algum tipo de aconselhamento paralelo de ações na pandemia. A CPI também aprovou a convocação de Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência da República.
Ainda durante a reunião de hoje, o clima ficou tenso após o vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede), ter protocolado um requerimento para convocação do presidente Jair Bolsonaro. A apreciação do pedido foi negada pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), que decidiu retirar o requerimento de pauta.
Redação Tem com Agência Brasil