Festival de Dança de Londrina faz edição virtual neste fim de semana

Edição começa nesta sexta (28) e vai até domingo (30).

Foto: Fábio Mascarin / Divulgação

Teatros fechados, atividades culturais canceladas, tentativas de reconstituir a dimensão da presença cênica por meio da internet. A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e ventos de transformação para a classe artística. Passados mais de cinco meses de isolamento social, o Festival de Dança de Londrina convida o público a pensar a respeito dos caminhos já trilhados e os questionamentos que ainda ficam sobre o papel da arte neste momento histórico.

De sexta-feira (28) a domingo (30), o Festival promove a extensão “Arte e Sobrevida”, com a exibição de espetáculos on-line e conversas ao vivo com artistas de Londrina, do Brasil e radicados no exterior. Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.festivaldedancadelondrina.art.br.

Os espetáculos na íntegra ficam disponíveis para audiência no canal do Youtube do Festival (www.youtube.com.br/FestivaldeDancadeLondrina) da sexta-feira (28), às 20 horas, até domingo (30), às 23h59, podendo ser acessados em qualquer tempo dentro deste período. Serão quatro vídeos: “Terra Desmedida”, do Teatro de Garagem (Londrina-PR), “Ficções do Interlúdio”, de Tânia Farias e Lucas Fiorindo (Porto Alegre-RS/Maringá-PR), “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus (Londrina-PR), e uma coletânea com trechos históricos de montagens do grupo Boca de Baco, que completa 30 anos em Londrina em 2020.

“Planejávamos uma extensão presencial, como a que realizamos no aniversário de Londrina ou em outros períodos do ano, com apresentações e oficinas blocadas em um fim de semana. Entretanto, com a pandemia, tivemos de repensar o formato. Aproveitamos a transformação para propor uma reflexão sobre isto tudo que estamos vivendo”, explicou Danieli Pereira, coordenadora-geral do Festival. A proposta é que os diálogos toquem em tópicos importantes sobre a retomada de uma potência de vida em um momento com tantas incertezas, isolamento e mortes. As artes da cena – especialmente a dança, o teatro e a performance -, que lidam com o convívio e com a presença, estão no centro dos impasses. Ao mesmo tempo, seus porta-vozes, os artistas, podem intuir caminhos a serem desbravados.

O 17° Festival de Dança de Londrina é uma realização da Associação dos Profissionais de Dança (APD) de Londrina e Região Norte do Paraná, com apoio institucional da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Funcart. Conta ainda com apoio do Governo do Paraná e Copel, patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE – da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail