Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

FILO divulga espetáculos gratuitos pela cidade; confira datas e locais

Imagem: Divulgação/FILO/ArteTEM

Com edição especial fora de época, o Festival Internacional de Londrina (FILO), etapa de fevereiro, começa nesta quinta-feira (6). Serão 11 dias de programação de espetáculos e shows locais, em teatros e ao ar livre, movimentando a cidade de 6 a 16 de fevereiro. Os ingressos foram colocados à venda antecipadamente e podem ser adquiridos clicando aqui.

A organização do FILO divulgou, nesta semana, a programação gratuita do evento, que acontecerá na região central, entre a Concha Acústica e o Calçadão.

Nesta quinta-feira (6), o Festival convida a população para acompanhar o Cortejo FILO Folia. Uma celebração em forma de homenagem, uma festa que antecede o Carnaval. A concentração será às 18h, no Calçadão (em frente ao Banco do Brasil) e terá como atração principal o Cordão da Vila Brasil, entre outros convidados. Às 19h, o cortejo segue até a Concha Acústica, onde acontecerá o Cabaré na Concha, com o show Samba da Padaria convida Sílvia Borba.

No sábado (8), às 11h, no Calçadão (em frente ao Cine Teatro Ouro Verde), o Coletivo Ação Marginal apresenta a montagem de rua “Infernália”, trabalho de formatura da turma 23 de Artes Cênicas da UEL.

Na quarta-feira (12), o premiado Núcleo Ás de Paus apresenta seu mais recente espetáculo, “Fagulha”, ao ar livre, no dia. A apresentação começa às 19h, na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, entre a Concha Acústica e a Secretaria Municipal de Cultura.

Imagem: Divulgação/FILO

Já no dia 13 (quinta-feira), às 19h, o ator Den Macedo, do Primavera Jataí, traz seu palhaço Petúnio para apresentar o solo “Por um X” na Concha Acústica. Diversão para todas as idades.

Imagem: Divulgação/FILO

E no dia 15 (sexta-feira), o Festival tem a atração especial para a criançada com a Banda Beca Brinca, que promete animar a plateia com o espetáculo “Pegapegapetecabolabalão”. Começa às 11h, no Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde. Tudo gratuito.

Imagem: Divulgação/FILO

Cabaré na Concha

O FILO traz para esta edição uma novidade: o Cabaré na Concha, com bandas locais em apresentações abertas ao público.

Além da abertura no dia 6, a programação terá ainda shows das bandas Gata de Botas (11 de fevereiro), Abacate Contemporâneo (12 de fevereiro), Caburé Canela (13 de fevereiro) e Mancats (14 fevereiro) — esta é uma parceria com o projeto Sextou na Concha, da Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina e Feira Gastronômica Londrina. Em caso de chuva, as apresentações ao ar livre serão transferidas e os locais, informados pelas redes sociais do FILO.

Com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), esta edição do Festival é realizada pela Usina Cultural, com apoio da Casa de Cultura da UEL. A coordenação geral é de Alex Lima e a coordenação artística, de Luiz Bertipaglia.

Ingressos à venda

Os ingressos para as duas apresentações do espetáculo “Ficções”, da atriz Vera Holtz, se esgotaram no primeiro dia de vendas on-line. Mas a programação do Festival traz outras cinco atrações ainda com ingressos disponíveis.

9 e 10 de fevereiro

“Meu Corpo Está Aqui” (Fábrica de Evento)
Local: Casa de Cultura Cênicas da UEL
Avenida Celso Garcia Cid, 205

Imagem: Renato Mangolin

Um espetáculo teatral baseado nas experiências pessoais de atrizes e atores PCD (pessoas com deficiência), em que eles próprios estão em cena falando sobre seus relacionamentos, seus corpos e desejos.

11 de fevereiro

“Humana Natureza” (Ballet de Londrina)
Local: Cine Teatro Ouro Verde
Rua Maranhão, 85

Imagem: Fábio Alcover

O programa que reúne os espetáculos ‘Bora’ e ‘Cinco’, coreografados por Henrique Rodovalho, profissional convidado para criar o trabalho que marcou os 30 anos da companhia de dança oficial da cidade.

13 de fevereiro

“Cartas Libanesas” (Eduardo Mossri – SP)
Local: Cine Teatro Ouro Verde
Rua Maranhão, 85

Imagem: Nana D’Luize

Dirigido por Marcelo Lazzaratto e com texto de José Eduardo Vendramini, o monólogo aborda a imigração libanesa no Brasil por meio de depoimentos reais. É a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias histórias para refletir sobre a imigração.

15 e 16 de fevereiro

“Pipo e o Natal Pé Vermelho” (Funcart)
Local: Casa de Cultura Cênicas da UEL
Avenida Celso Garcia Cid, 205

Imagem: Natália Cavalcante

O espetáculo criado no final de 2024, em homenagem aos 90 anos da cidade.

“Brás Cubas” (Companhia de Teatro – RJ)
Local: Cine Teatro Ouro Verde
Rua Maranhão, 85

Imagem: Mauro Kury

É a versão cênica de Paulo de Moraes para a obra-prima de Machado de Assis, que trás o Bruxo do Cosme Velho para o centro de cena, como personagem. Com dramaturgia de Maurício Arruda Mendonça, a nova montagem da Armazém tem elenco formado por Sérgio Machado, Jopa Moraes, Bruno Lourenço, Isabel Pacheco, Felipe Bustamante e Aline Deluna, iluminação de Maneco Quinderé, cenografia de Carla Berri e Paulo de Moraes, figurinos de Carol Lobato e direção musical de Ricco Vianna.

A peça recentemente fez turnê pela China e foi apresentado na Rússia.

A programação detalhada está disponível no site filo.art.br e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla (aqui). Os ingressos custam R$ 45,00 (inteira) e R$ 22,50 (meia).

Após o encerramento da etapa FILO em fevereiro, a organização seguirá para os preparativos da edição 2025, agendada para junho, que está em fase de captação de recursos.

Redação Tem Londrina com Assessoria


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem