Londrina recebe Encontro de Palhaçaria neste fim de semana; veja atrações

Imagem: Nityama Macrini

A partir desse sábado (18) até o próximo final de semana, terá palhaçada pela cidade com a quinta edição do Rolé – Encontro de Palhaçaria. O festival traz, para Londrina, trupes do interior de São Paulo, Brasília, do Paraná e da Argentina para se apresentarem na Vila Triolé, na Zona Oeste de Londrina, palco principal do evento. Todas as apresentações são gratuitas, com a possibilidade de contribuição espontânea aos artistas que passarão o chapéu, uma tradição da arte de rua. A vila fica na Rua Etienne Lenoir, 155.

Sábado (17)

Abrindo a programação, no sábado (17), às 17h, Los Circolos, de Campinas-SP, se apresentará com o espetáculo “La Trattoria”, que mostra uma dupla atípica de sócios que estão empenhados com a inauguração de um restaurante típico. Esio Magalhães e Vitor Poltronieri levam à cena um espetáculo de imagens e sensações provocadas pelo jogo de dois caricatos personagens em um jogo cênico que explicitam relações que oscilam desde opressões e tiranias sutis, à percepção e constatação de codependência. As imagens das discrepâncias são expandidas e representadas nas figuras dos personagens, seus gestos, posturas e ações vindas das imagens criadas nos contrapontos e desigualdades.

Imagem: Tatiana Reis

Logo depois, às 19h, será a vez do Circo Travessia, de Brasília-DF, com a montagem “Parabólica Show”, que mostra um programa de TV inusitado que recebe, pela primeira vez, uma convidada superpoderosa, com uma personalidade que vai acabar se chocando com aquela da apresentadora diferentona. Daí em diante, uma grande confusão em meio a mistérios.

Domingo (18)

Jovens e adultos também terão vez na programação. Sempre na Vila Triolé, no domingo (18), às 17h, a Humatriz Teatro, de Jacarezinho-PR, apresentará o espetáculo “Mortes Ardentes, Paixões Enterradas”, criado a partir do encontro de dois grandes nomes da palhaçaria feminina no Brasil: Silvia Leblon e Adelvane Néia.

Imagem: Divulgação

Ambas têm mais de trinta anos de carreira e, pela primeira vez, se encontrarão para um espetáculo teatral com dramaturgia 100% original e escrita sob medida para elas. No segundo horário, às 19h, se apesentará Cabarézin da Nega, de Brasília-DF, com um grupo de palhaços e uma banda, juntos para um grande espetáculo feito de sinfonias de bobagens, afinadas em “rir sem dó”. Um verdadeiro cabaré irreverente, excêntrico, desconhecido internacionalmente, para toda a família, orquestrado pela maestra Madame Froda.

Segunda-feira (19)

Na segunda-feira (19), das 19h às 22h, acontecerá a primeira oficina: “A Mímica, a Atuação e a Comicidade Física”, com Elisa Carneiro, também na Vila Triolé. Ela é atriz e palhaça, formada em Bacharelado em Artes Cênicas. Uma pesquisadora inquieta, apaixonada e incansável das linguagens e possibilidades da comicidade, buscando desvendar os caminhos da fisicalidade para causar o riso e tocar o coração das pessoas. A programação seguirá até o dia 25 de maio, com mais atividades formativas, apresentações em escolas nos Distritos Rural e muita risada na Vila Triolé.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Todas as informações sobre as oficinas, sinopses dos espetáculos com respectiva classificação indicativa e orientações estão disponíveis no site do evento (clicando aqui) e nas redes sociais da Vila Triolé @vilatriole.

Imagem: Lafaiete do Vale

A realização do Rolé 2025 é da Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (ASPA), com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e da Itaipu Binacional.

Redação Tem Londrina com Assessoria