Galinha ‘gótica’ rara tem penas, carne, órgãos e até põe ovos pretos

Aves são extremamente caras, podendo custar até R$ 10 mil cada

Foto: Reprodução/Facebook

Parece montagem mas não é. Esse animal realmente existe. Essa galinha gótica e meio assustadora se chama “Ayam Cemani”. Ela é de uma raça rara e relativamente moderna de frangos. Ela tem origem na Indonésia.

Sua cor se deve a um gene dominante que faz com que haja hiperpigmentação em sua pele, penas e até mesmo nos órgãos internos. O nome Ayam significa “galinha” em indonésio e Cemani significa “completamente preto” em javanês. Um nome literal para uma criatura tão exótica.

A raça surgiu na ilha de Java, Indonésia e foi usada durante muitos séculos para rituais religiosos e místicos. Quem identificou essa espécie pela primeira vez foram os colonos holandeses. Sua comercialização começou na Europa em 1998 pelo criador holandês Jan Steverink.

31
Foto: Reprodução/Facebook

Atualmente, só existem estoques dessa galinha gótica e sobrenatural na Holanda, Alemanha, Eslováquia e República Checa. Existem algumas variedades da Ayam Cemani. Uma das mais conhecidas é a galinha preta sueca. Acredita-se que a Ayam Cemani pode ter sido introduzida na Europa há séculos atrás durante a era das grandes navegações.

Características

30
Foto: Reprodução/Facebook

As aves são completamente negras: sua plumagem preta tem um brilho esverdeado, seus pés e unhas dos pés são pretos, bico preto e língua, crista preto e acácias; até mesmo sua carne, ossos e órgãos são completamente pretos. A exceção fica na cor do sangue: o sangue da Ayam Cemani é normal (embora seja mais escuro).

A cor preta do pássaro ocorre como resultado do excesso de pigmentação dos tecidos, causada por uma condição genética conhecida oficialmente como fibromelanose. Este gene também é encontrado em algumas outras raças galinha preta. Sim, existem outras galinhas similares! Os galos dessa espécie pesam entre 2 e 2,5 kg e as galinhas de 1,5 a 2 kg. As galinhas põem ovos de cor creme com uma leve tonalidade rosa, apesar de raramente chocarem seus ovos. Cada ovo pesa em média 45 g.

Preço e lendas

Essas galinhas são extremamente caras. Cada ave custa aproximadamente US$ 2.500. No exterior ela é conhecida como “Lamborghini das galinhas caipiras”. Devido a preocupações com a gripe aviária, essas aves são uma raridade em muitos países fora da Indonésia.

Avicultores asiáticos dizem que as galinhas são amigáveis e famosas pelos seus poderes místicos de sua carne preta. Na região, acredita-se que a escuridão da galinha a torna uma ponte ideal entre o mundo sobrenatural e humano.

A melanina é produzida por melanócitos na camada inferior da epiderme. A melanina é uma classe de pigmento responsável pela produção de cor no corpo em locais tais como o os olhos, pele e pelos. Como o corpo dos humanos e animais envelhece, a distribuição de melanócitos torna-se menos difusa e sua regulação menos controlada pelo corpo.

Redação Tem com Elite Daily


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail