Alunos da rede estadual do Paraná terão aulas de empreendedorismo

Inicialmente, a disciplina contemplará alunos do 6° ao 9° ano de 47 instituições de Ensino Fundamental Integral. O conteúdo prevê educação empreendedora, ética profissional, trabalho em equipe e cooperativismo. A carga horária da matéria será de duas horas semanais.

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Com o objetivo de desenvolver nos jovens noções de protagonismo e autonomia, estudantes de 47 escolas da rede estadual do Paraná terão aulas de empreendedorismo a partir do próximo ano letivo. A disciplina prevê educação empreendedora, ética profissional, trabalho em equipe e cooperativismo. A carga horária da matéria será de duas horas semanais.

No primeiro momento as aulas serão dirigidas a alunos do 6° ao 9° ano de instituições de Ensino Fundamental Integral, que já possuem carga horária ampliada – são 45 aulas por semana em vez de 25, como nos demais colégios.

Os professores selecionados serão do próprio quadro funcional da escola, indicados pelas equipes gestoras das instituições com base em instrução normativa a ser expedida pela secretaria. Os docentes, que devem se destacar em termos de proatividade, passarão por formação específica para a disciplina.

Referencial Curricular

A inclusão da nova matéria está em consonância às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular do Paraná, que definem um conjunto de aprendizagens e competências que todos os estudantes devem desenvolver em sua trajetória escolar.

Na BNCC foram estabelecidas dez competências: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Como as escolas em tempo integral contam com carga horária expandida, não haverá qualquer tipo de substituição de disciplinas da matriz curricular tradicional pela de empreendedorismo. A partir dos resultados alcançados na fase piloto, a secretaria estudará como ampliar a inclusão da aula nas demais escolas.

Redação Tem com AEN