Critinfância forma professores para atuar na educação infantil
Projeto desenvolvido pelo Departamento de Educação da UEL busca refletir o ensino infantil após o período pandêmico por meio da Teoria Crítica da Sociedade.

Durante o período da Covid-19, criou-se um vácuo no aprendizado de muitas crianças no mundo inteiro. Foi a partir desse contexto pandêmico que foi criado o projeto “Critinfância: Formação de professores para a educação da infância em tempos de travessia”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O projeto é fruto de uma pesquisa de mais de 20 anos realizada pelo Grupo de Estudos em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC). Com surgimento em 2020, o “Critinfância” busca formar novos docentes e reinventar a educação infantil por meio da Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt.
A professora do Departamento de Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e idealizadora do projeto, Marta Furlan, 47, conta que o processo de criação do projeto surgiu da necessidade. “Na pandemia, quando a educação foi forçada a se adaptar, pensamos que era o momento de pegar toda aquela pesquisa e implantá-la.”
A professora ainda reforça que, apesar do foco ser nos professores, não são para os docentes que o “Critinfância” age. “É pelas crianças. Elas merecem o melhor e mais crítico ensino que podemos oferecer”, relata.
A formação dos professores é feita por meio de cursos, reuniões mensais, formações livres e continuadas, simpósios e eventos presenciais e a distância. O projeto trabalha o diálogo e interações entre os docentes sobre suas ideias e experiências com crianças e com o ensino. Há participantes em diversas cidades paranaenses, como Terra Boa, Terra Roxa, Lobato, Loanda, Paraíso do Norte e São Manoel do Paraná.
Natasha Yukari, 31, professora e participante do projeto desde o início, fala sobre a importância da iniciativa. “Um dos objetivos do projeto é fazer com que a distância entre professores universitários e professores de educação básica não exista”, explica. “A partir do projeto, a ideia é construir uma empresa de formação para professores, com cursos específicos e atividades. Isso só é possível graças ao crescimento do projeto.”
Atualmente, o projeto tem reuniões mensais para a organização de um novo encontro: o VI Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional da Infância, Educação e Crítica. O evento está marcado para acontecer de 6 a 10 de outubro deste ano, com palestrantes de todo o Brasil e até do mundo.
* Texto produzido por Matheus Barreira, para a disciplina de Assessoria de Imprensa 2 do curso de Jornalismo da UEL, sob a supervisão do professor Reinaldo Zanardi.
Redação Tem Londrina