Cultura Guarani é tema de aula com indígena em escola de Londrina

Alunos receberam a visita de Joaquim Adiala Hara, mestrando da UEL, e conheceram sobre os costumes da aldeia Yvy Katu, em aula especial.

Imagem: Arquivo pessoal

Alunos da Escola Municipal Prof. Joaquim Pereira Mendes receberam, na última semana, a visita do indígena Guarani, Joaquim Adiala Hara para uma aula de cultura e diversidade. O convido é formado em Pedagogia, Matemática e pós-graduado em Psicopedagogia. Atualmente, mora em Londrina e é mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A convite do professor Gelson Junior, das disciplinas de História e Geografia, Adiala contou às crianças do 4º ano um pouco da cultura, formação e costumes da sua aldeia YVY KATU, localizada na comunidade GUARANI NANDEVA, na cidade de Japorã, no estado do Mato Grosso do Sul. Segundo o professor, os estudantes puderam conhecer alguns objetos, como colares e miçangas feitos com materiais da natureza, especialmente um cocar feito de penas.

Imagem: Arquivo pessoal

Adiala explicou como são feitos certos acessórios e como é a educação indígena em sua comunidade: “No cocar há penas menores, que simbolizam todo o meu povo e penas maiores, que simbolizam as lideranças indígenas. O professor é uma dessas lideranças. No meu cocar, por exemplo, há penas de asa branca, arara-azul e o tuiuiú. Lá na comunidade, as crianças aprendem a educação indígena e a educação escolar. A educação indígena tem seus métodos próprios, que só os Guaranis entendem e desenvolvem”, disse.

O professor Gelson destacou para as crianças a relevância das comunidades indígenas para a formação dos povos, bem como para a valorização do conhecimento no âmbito cultural, social e escolar.
Falando um pouco mais sobre seus costumes, Adiala apresentou um objeto, chamado MBARAKA, que é uma espécie de chocalho indígena. Ele também mostrou a TAKUA, que é um pedaço de bambu customizado para eventos religiosos.

Professoras Natália, Camila, indígena Joaquim e professor Gelson – Imagem: Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

“Ao falar sobre os alimentos consumidos por sua comunidade indígena, as crianças ficaram impressionadas ao saberem que boa parte dos alimentos que consomem, são também consumidas pelos indígenas Guaranis, como por exemplo: torta de milho, mandioca, tapioca, peixe e carne assada”, relatou o professor.

Ao final do encontro, as crianças puderam fazer perguntas ao convidado. Os alunos também entregaram a ele um cartão de agradecimento, em reconhecimento a todo conhecimento cultural compartilhado.

Adiala agradeceu e fez questão de presentear uma criança no período matutino com um colar, contendo um guizo de uma cobra cascavel, que fora confeccionado de maneira totalmente artesanal. Também presenteou uma aluna no período vespertino com outro colar, confeccionado com sementes e bambus, ambos presentes de indígenas da sua aldeia.

Imagem: Arquivo pessoal

“A riqueza cultural, social, religiosa e educacional dos indígenas deu vida até aqui às páginas do livro de História, mas Adiala transformou todo esse conhecimento em uma aula prática, com vida e muita informação. É algo que as crianças nunca irão se esquecer”, agradeceu o professor.

Redação Tem