Greve: professoras de CEIs fazem manifestação em frente à Prefeitura
Reunião entre representantes da categoria, vice-prefeito e secretária de Educação terminou sem acordo.
Professoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos de Londrina, realizaram, na manhã desta quinta-feira (15), uma manifestação em frente à Prefeitura de Londrina. A mobilização faz parte da greve das trabalhadoras que iniciou na terça-feira (13). No município, 40% das creches filantrópicas estão fechadas, cumprindo determinação judicial que exige 60% de funcionamento.
De acordo com o Sindicado dos Profissionais das Escolas Particulares (Sinpro), a greve foi mantida por tempo indeterminado durante uma assembleia realizada na terça. Segundo a entidade, mais de 90% das educadoras decidiram seguir com a paralisação.
O movimento reivindica melhores condições de trabalho e valorização profissional, com reajuste salarial equiparado aos servidores municipais. Atualmente, as profissionais recebem um salário 80% menor, exercendo as mesmas funções e por mais horas.
A Prefeitura de Londrina, por sua vez, questiona a legitimidade do movimento grevista, argumentando que o sindicato patronal das entidades filantrópicas não foi oficialmente comunicado. Ainda existe um impasse sobre qual sindicato representa legalmente essas instituições. Para o Sinpro, no entanto, essa indefinição não interfere no direito de negociação dos profissionais nem no andamento da greve.
Representantes da categoria participaram, na manhã desta sexta, de uma reunião com o vice-prefeito Júnior Santos Rosa (PL) e a secretária de Educação Vânia da Costa. O encontro terminou sem acordo.
O prefeito Tiago Amaral (PSD) está retornando de viagem à Nova York, nos EUA, onde participou da ‘Semana do Brasil’.
Redação Tem Londrina