Londrina atinge 6,9 no resultado do IDEB e tem maior nota da história

Índice que mede a educação básica.

Imagem: Vivian Honorato

Londrina alcançou a maior nota da sua história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), atingindo um índice de 6,9 — o índice foi criado em 2007, pelo governo federal. O resultado deste ano coloca o município acima da média nacional, que é de 6,0, e também acima da média do Paraná, que é de 6,7, para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

As escolas da rede municipal de Londrina foram responsáveis pelo desempenho, de acordo com dados referentes ao ano-base de 2023 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Imagem: Divulgação

Em 2023, mais de cinco mil alunos do 5º ano, matriculados em 88 escolas da rede municipal, participaram da Prova Brasil, uma avaliação realizada bienalmente que contribui para o cálculo do IDEB.

A Escola Municipal Melvin Jones, localizada no Jardim Hedy, na Zona Oeste de Londrina, obteve o melhor resultado desta edição do IDEB, com uma pontuação de 8,8. Outras escolas de destaque incluem a Arthur Thomas, na região central, e a Miguel Bespalhok, na Zona Leste da cidade.

O IDEB é um indicador que mede o fluxo escolar e o desempenho dos estudantes nas disciplinas de português e matemática. O índice varia de zero a dez, e quanto maior o número, maior é a taxa de aprovação e a média de aprendizado.

Na última edição do IDEB, participaram aproximadamente 14 milhões de alunos de 103 mil escolas em todo o Brasil.

Redação Tem Londrina