Londrina atinge 6,9 no resultado do IDEB e tem maior nota da história
Índice que mede a educação básica.
Londrina alcançou a maior nota da sua história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), atingindo um índice de 6,9 — o índice foi criado em 2007, pelo governo federal. O resultado deste ano coloca o município acima da média nacional, que é de 6,0, e também acima da média do Paraná, que é de 6,7, para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
As escolas da rede municipal de Londrina foram responsáveis pelo desempenho, de acordo com dados referentes ao ano-base de 2023 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Em 2023, mais de cinco mil alunos do 5º ano, matriculados em 88 escolas da rede municipal, participaram da Prova Brasil, uma avaliação realizada bienalmente que contribui para o cálculo do IDEB.
A Escola Municipal Melvin Jones, localizada no Jardim Hedy, na Zona Oeste de Londrina, obteve o melhor resultado desta edição do IDEB, com uma pontuação de 8,8. Outras escolas de destaque incluem a Arthur Thomas, na região central, e a Miguel Bespalhok, na Zona Leste da cidade.
O IDEB é um indicador que mede o fluxo escolar e o desempenho dos estudantes nas disciplinas de português e matemática. O índice varia de zero a dez, e quanto maior o número, maior é a taxa de aprovação e a média de aprendizado.
Na última edição do IDEB, participaram aproximadamente 14 milhões de alunos de 103 mil escolas em todo o Brasil.
Redação Tem Londrina