Paraná autoriza aulas presenciais em escolas estaduais e particulares

Decreto do governo estadual também libera retorno das aulas em universidades públicas.

Foto: Reprodução

O Governo do Paraná publicou um decreto nesta quarta-feira (20) em que autoriza o retorno de aulas presenciais em escolas estaduais públicas e particulares. A medida também abrange universidades públicas.

As aulas da rede estadual devem ser retomadas de forma presencial no estado a partir do dia 18 de fevereiro. Pais, responsáveis e professores ouvidos pelo TEM criticaram a autorização.

Para a professora de matemática Josiane Freitas o momento ainda não é de retorno seguro. “As crianças estão cansadas, os pais também, todos sabem disso. Mas não há segurança efetiva para o retorno das atividades presenciais. Infelizmente não há, o governo está colocando em risco crianças e profissionais a troco de quê?”, questiona a docente.

A mãe Marta Galindo disse que neste primeiro momento, não vai enviar os filhos, que entram no 7º e 9º ano, para o colégio. “Não vão. Já falei, não vão. Não me sinto segura ainda”, diz a dona de casa.

Londrina

Na cidade, o funcionamento de aulas presenciais em escolas particulares estava suspenso por decisão do prefeito Marcelo Belinati (PP), que também tem respaldo em especialistas em saúde ouvidos pelo TEM que afirmam não ser uma boa hora para o retorno das atividades presenciais.

O Sindicato das Escolas Particulares de Londrina (SINEPE) se reúne nesta tarde para divulgar uma definição.

Para o infectologista Francisco Sanchez, “o Paraná vive um momento grave da doença. Explosão de registros, aumento de mortes e incertezas quanto à vacina. É hora de apertar o isolamento e não de afrouxá-lo. Não é recomendável esse retorno das aulas”.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail