Por falta de professores, UEL suspende calendário acadêmico de 2018

O ano letivo da universidade começaria nesta segunda-feira (19)

A Reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) anunciou na noite deste sábado (17), por meio de um boletim enviado aos docentes, estudantes e servidores da universidade, a suspensão do início do calendário acadêmico de graduação de 2018, que estava previsto para começar nesta segunda-feira (19).

O motivo da decisão da Reitoria foi a não autorização do Governo do Estado de uma carga horária necessária para que a universidade pudesse efetuar a contratação de docentes temporários, que são necessários para suprir as demandas de vários departamentos da UEL.

A Reitoria convocou o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) para uma reunião extraordinário, marcada para as 14h30 desta segunda-feira (19), para analisar e discutir a questão.

 

Confira na íntegra o Boletim Informativo enviado pela Reitoria:

“Considerando que a Universidade Estadual de Londrina tem um déficit, em seu quadro, de 255 docentes, dos quais 87 aguardam imediata nomeação e 168 vagas aguardam autorização para concurso, desde agosto de 2014;

Considerando que o Governador do Estado assinou o Decreto No. 9.026, datado de 16 de março de 2018, que autoriza o quantitativo de horas para contratação de docentes temporários, em regime especial CRES, para as Instituições Estaduais de Ensino Superior, para o exercício de 2018;

Considerando que a respectiva carga horária autorizada para a Instituição não atende o quantitativo necessário para suprir as demandas atuais da maioria dos departamentos da Universidade, o que acarretará falta de docentes em sala de aula desde o início do primeiro semestre, e agravar-se-á ao longo do ano;

A Reitoria da UEL, desde agosto de 2017, tem realizado um trabalho incessante visando à autorização do Governo do Paraná para as contratações docentes com o objetivo de evitar maiores prejuízos para as atividades acadêmicas e, consequentemente, para os estudantes. Assim, enquanto busca uma definição adequada deste quadro junto ao Governo do Estado, a Reitoria suspende o Calendário das Atividades de Ensino de Graduação até que o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) analise e delibere sobre a questão, em reunião extraordinária que, frente à situação, será convocada para segunda-feira, dia 19/03, às 14:30 hs.”.

Redação Tem com informações de Agência UEL de Notícias