Prefeitura vai avaliar propostas de reajuste feitas por sindicatos
Professoras vão retomar greve na segunda-feira, enquanto aguardam proposta do Município.
No quarto dia de greve dos professores das creches filantrópicas de Londrina, sindicatos patronais e dos trabalhadores chegaram a uma proposta de reajuste salarial escalonado. O acordo prevê aumento de 9,77% em 2025, custeado pelas entidades e pela Prefeitura, e 10% mais o INPC para 2026 e 2027. A proposta foi encaminhada à administração municipal.
Leia também: Justiça determina suspensão da greve das professoras em Londrina
Apesar do avanço nas negociações, a greve continua, com atendimento mínimo garantido por liminar judicial, que exige 60% do efetivo ativo. De acordo com o sindicato, o movimento grevista deverá retornar na próxima segunda-feira (19), após o recesso de final de semana.
O Sinpro aguarda o posicionamento da Prefeitura sobre a proposta para convocar uma assembleia com os professores. Segundo a assessoria da Prefeitura, os secretários da Fazenda, Eder Pires, e da Educação, Vânia Costa, vão analisar as duas propostas recebidas e fazer os estudos necessários.
O Ministério Público (MP) mediou o encontro e reforçou a necessidade de garantir o atendimento às crianças. A promotora Susana Feitosa alertou que, mesmo diante de uma greve legítima, o serviço é essencial e deve ser mantido na cidade.
Já os representantes da Prefeitura de Londrina afirmam que o Município garantiu o reajuste inflacionário de 4,77%, mas que qualquer aumento superior depende de análise orçamentária.
Redação Tem Londrina