Procon dá dicas para a compra de materiais escolares
Antecipar a aquisição dos itens é uma das indicações do órgão para evitar preços mais altos e longas filas nas papelarias
No início do ano, uma das demandas dos pais com filhos em idade escolar é comprar a lista de material que as instituições de ensino solicitam. Para ajudar nesta tarefa, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) elaborou algumas dicas. Antecipar a compra é uma das indicações do órgão para evitar preços mais altos e longas filas nas papelarias, tão comuns nessa época do ano.
Para economizar um pouco mais, a orientação é reunir um grupo de pais para ir às compras, pois no atacado é possível encontrar preços mais baixos. Segundo o Procon-LD, também é importante ficar atendo às exigências feitas pelas escolas sobre os itens. As unidades escolares só podem requerer os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno, em quantidade coerente e sem restrição de marcas.
Além disso, a escola não pode exigir que o consumidor faça sua compra de material em determinado estabelecimento comercial. Também não podem ser incluídos na lista materiais de uso comum (produtos de higiene e de limpeza), bem como os utilizados na área administrativa.
Outra dica é que o consumidor sempre faça a tradicional pesquisa de preços de todos os itens listados em diversos estabelecimentos.
(com NCOM)