UEL promove verificação vacinal antes do retorno das aulas presenciais

Imagem: Divulgação/UEL

Os mais de 17 mil estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) retornam às aulas presenciais no próximo dia 24, obedecendo os protocolos sanitários estabelecidos no Plano de Contingência, Normas, Protocolos e Orientações de Segurança Sanitária para Enfrentamento da covid-19 criado pela instituição. Isto inclui um mapeamento da situação vacinal da comunidade universitária a partir de um questionário disponibilizado no site de cada categoria.

A decisão de voltar é baseada no monitoramento diário do Serviço de Vigilância covid-19 da UEL, instituído no dia seguinte ao reconhecimento da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020, e formado por uma equipe multidisciplinar que reúne profissionais de várias áreas da Saúde e Segurança no Trabalho.

O professor Décio Sabbatini Barbosa, reitor em exercício, explica que com o retorno das aulas presenciais deixa de ser feito o ensino remoto, com algumas exceções. Este período de quarentena mostrou, afinal, que algumas atividades podem ser feitas eficazmente pela tecnologia.

Continuam obrigatórios o uso de máscaras, higienização das mãos (com álcool gel ou água e sabão) e o distanciamento mínimo razoável, assim como devem ser evitadas as aglomerações. Além dos servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), mais 104 profissionais de limpeza foram contratados para reforçar a higienização dos espaços. Os protocolos sanitários seguem o Plano de Contingência, que se baseia no modelo da Prefeitura de Londrina, por sua vez fundamentado em instâncias superiores. O professor Décio observa ainda que a ventilação das salas é muito importante, e a PCU está pronta para atender qualquer problema relativo ao bom funcionamento de portas e janelas dos espaços. Além disso, lembra que a limpeza não é apenas por causa da covid, mas inclui roçagem, prevenção contra a dengue, entre outros.

Imagem: Reprodução/Agência UEL

O reitor em exercício informa ainda que serão distribuídos álcool líquido e máscaras nos Centros e no SEBEC. Não se trata de uma distribuição geral. Mas se, por exemplo, um estudante danifica sua máscara, ele pode se dirigir à Secretaria do Centro em que estuda ou a SEBEC e conseguir uma outra.

Se um aluno que retornou apresenta sintomas de covid ou já foi diagnosticado com ela, deve informar o coordenador, que repassará a informação ao Sistema, e daí serão feitos os procedimentos, de acordo com o Plano de Contingência.

Monitoramento da situação vacinal

A administração da UEL determinou que estudantes, docentes e agentes universitários respondam a um questionário para monitoramento da situação vacinal dos membros da comunidade acadêmica da UEL. A iniciativa integra o conjunto de ações do Serviço de Vigilância covid-19 da UEL, guiados pelo Plano de Contingência. E o objetivo é ter um cenário completo da situação de toda a comunidade universitária. Os questionários estarão nos respectivos portais de todas as categorias.

Imagem: Agência UEL

Todos devem preencher os dados até 17 de janeiro. Estudantes, docentes e agentes universitários imunizados deverão, obrigatoriamente, anexar comprovante da situação vacinal contra covid-19 que confirme as informações prestadas. Para os estudantes o questionário está disponível no Portal do Estudante de Graduação. Já os agentes universitários podem acessar o questionário via Portal do Servidor. E pós-graduandos podem acessar o Portal da Pós-graduação.

Pelo questionário, será possível saber quem se vacinou, quantas doses, e se não vacinou e por qual razão (médica ou ideológica, por exemplo). Antes do início das aulas, cada caso de não imunizado será analisado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho de Administração (CA), no caso de estudantes; e pelo Conselho de Administração, no caso de docentes e agentes universitários. Baseados em informações epidemiológicas e sanitárias, os Conselhos decidirão os encaminhamentos a partir de então.

Redação Tem com Agência UEL



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail