UEL tem vestibular em fase única e mais de 22 mil candidatos no domingo

Imagem: Divulgação/UEL

Os 22.587 inscritos no vestibular 2022 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) fazem prova no próximo domingo (6), a partir das 14 horas, divididos em 58 locais distribuídos entre o Campus Universitário, faculdades e Universidades, escolas públicas e particulares, além de seis unidades penais de Londrina. O acesso dos candidatos aos locais de provas será liberado às 13h20. Prova tem duração de cinco horas, com início às 14 horas.

A UEL oferece 2.509 vagas, mais 616 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação. Pelo segundo consecutivo será aplicada uma prova única, dividida em duas partes.

A primeira com 36 questões objetivas sobre Conhecimentos relacionados ao conteúdo do Ensino Médio (Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Filosofia, Geografia, História e Sociologia); 10 de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, e quatro de Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês). A segunda parte será composta pela Redação, com tema único.

Cota para deficientes

Pela primeira vez a UEL ofertará 5% do total das vagas para pessoas com deficiência, em obediência à Lei Estadual 20.443/2020, que garante o ingresso deste público nas instituições estaduais de educação superior. Segundo a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), 86 candidatos se inscreveram pelo sistema de cotas para deficientes. Ela acredita que a tendência é que mais estudantes busquem o direito às cotas à medida que a informação for se disseminando.

De acordo com resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em agosto passado, os candidatos deficientes aprovados deverão posteriormente comprovar a sua condição física por meio de atestado médico na pré-matrícula. Uma comissão analisará a documentação garantindo o direito de acesso do estudante.

Como no ano passado, os candidatos deverão se atentar às medidas sanitárias para evitar a transmissão do coronavírus. Eles ocuparão 1191 salas obedecendo o distanciamento necessário. O Campus Universitário é local que vai receber o maior número de candidatos, que farão provas em oito Centros de Estudos – CCA, CTU, CCB,CCE,CESA,CLCH,CECA e CEFE. Ao todo são 5.402 candidatos.

Este ano 330 candidatos farão as provas em seis unidades prisionais de Londrina. Serão 111 na PEL I; 114 na PEL II; 25 na Casa de Custódia; 26 no Creslon; 42 no Patronato Penitenciário e 12 na Carceragem Feminina de Londrina.

Uso de máscara e álcool gel

De acordo com a professora Sandra, as medidas de segurança serão as mesmas do último Vestibular. Será obrigatório o uso de máscaras. Candidatos devem levar uma máscara reserva e uma garrafa de água sem rótulo. Todos os locais de provas terão disponível álcool 70 para higienização das mãos. Por medida de segurança, os estudantes não poderão retirar a máscara durante todo o período. Como a prova terá até cinco horas de duração, se o candidato necessitar fazer um lanche, ele deverá solicitar ao fiscal de sala que o encaminhará para um local específico.

Para dar conta da aplicação, fiscalização e atendimento cerca de 2,8 mil profissionais entre médicos, agentes de segurança, fiscais e coordenadores irão trabalhar neste domingo. A Cops também deverá contar com a colaboração das Polícias Militar e Rodoviária, além da Guarda Municipal e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para garantir a segurança e sinalização em vias públicas.

As concessionárias de transporte coletivo urbano também foram comunicadas sobre a necessidade de providenciar o acesso de estudantes em vários locais de Londrina. “Entendemos que Vestibular é um evento que envolve toda a cidade, não só a UEL, daí necessitarmos da colaboração de diversos agentes”, define a professora.

Redação Tem com Agência UEL



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail