Atleta londrinense entra para elite mundial do Ultra Triathlon

Diogo Decker se tornou único brasileiro a completar duas versões da prova mais extrema do triathlon mundial.

diogo decker londrinense
Imagem: Divulgação/ArteTEM

O empresário e atleta londrinense Diogo Decker acaba de conquistar um feito inédito no Brasil e raro no mundo: ele completou as duas versões do Deca Ironman, a prova mais extrema do triathlon mundial. Com isso, entra para um seleto grupo com menos de 20 pessoas em todo o planeta que atingiram essa marca, segundo a International Ultra Triathlon Association (IUTA).

A conquista aconteceu entre os dias 2 e 13 de maio, na cidade de Búzios (RJ), durante a Brasil Ultra Triathlon, etapa brasileira da Copa do Mundo de Ultra Triathlon.

Decker concluiu o Deca Ironman Contínuo, desafio que consiste em nadar 38 km, pedalar 1.800 km e correr 422 km sem pausas definidas. A modalidade exige resistência física e mental extrema, e é considerada uma das mais desafiadoras do mundo esportivo.

Anteriormente, Diogo já havia completado o Deca Ironman “um por dia”, no qual o atleta realiza um Ironman completo por dia, durante 10 dias consecutivos. A façanha o reconheceu como o 100º atleta da história a concluir essa versão da prova.

Com a conclusão do Deca Contínuo, o londrinense se torna o único brasileiro a finalizar as duas versões do Deca Ironman, ingressando de vez no Hall de Elite do Ultra-Triathlon Mundial. Em 2023, ele também se destacou ao conquistar o 3º lugar geral na categoria elite, durante a etapa brasileira do desafio.

Mais do que atleta, Diogo Decker é pai, empresário e exemplo de superação. Sua rotina de treinos começa ainda de madrugada e vai até a noite, conciliando trabalho, família e a preparação intensa para provas de resistência.

Redação Tem Londrina