Fase regional do Paraná Bom de Bola movimenta cidade da RML
Torneio recebeu mais de 800 inscritos.
Aconteceu no último final de semana, a fase regional da 5ª edição do Paraná Bom de Bola, competição exclusiva de futebol organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). O torneio retorna com nova etapa entre os dias 23 e 25, movimentando 12 cidades-sede.
A edição desse ano tem número recorde de inscritos: são 10.384 atletas. Na Região Metropolitana de Londrina (RML), o evento aconteceu em Alvorada do Sul, com 868 participantes.
As equipes que disputam o Paraná Bom de Bola são seleções municipais inscritas pelas prefeituras, compostas por atletas que representam suas cidades em diferentes categorias. No futebol de campo, a competição reúne seleções masculinas nas faixas sub-16 (entre 14 e 16 anos) e sub-20 (de 17 a 20 anos), além da categoria feminina 15+ (a partir de 2010). Já no futebol suíço, novidade desta edição, participam equipes masculinas nas categorias acima de 40 e 50 anos.
Londrina participa com três equipes: futebol de campo masculino sub-16 e sub-20, além do futebol suíço masculino sub-50+. A cidade também conta com representação feminina na categoria sub-15+, que já garantiu vaga na fase estadual após conquistar o vice-campeonato estadual em 2024. Ao todo, a delegação londrinense é composta por 60 atletas (22 no sub-16, 21 no sub-20 e 17 no suíço), dois dirigentes e quatro integrantes das comissões técnicas.
Os inscritos na fase regional de 2025 representam 237 municípios, distribuídos em 493 equipes, sendo 38 femininas. Houve um aumento 26,7% em comparação à edição anterior, que contou com 381 equipes.
Para o professor Jefferson Gibellato, chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Esporte, o torneio movimenta todas as cidades por onde passa. “A competição movimenta a cidade, o comércio, e os atletas se preparam o ano todo para competir em alto nível, dando um verdadeiro show de talento. O público, torce, vibra, participa e se diverte muito”, disse.
Nesta fase, os jogos acontecem nas cidades de Morretes, Castro, Jacarezinho, Alvorada do Sul, Terra Rica, Umuarama, Roncador, Corbélia, Marmeleiro, Espigão Alto do Iguaçu, Medianeira e Jardim Alegre.
O supervisor técnico do projeto, Marcelo Neves, destaca que a competição segue em expansão. “É um belo projeto que a cada ano vem numa crescente. Nesta edição temos uma novidade especial, somando o futebol suíço às outras três categorias do futebol de campo. A expectativa é muito boa. Só desejo a todos uma bela competição e que aproveitem e se divirtam”, afirmou.
Próximas etapas
Após a fase regional, os classificados avançam para a fase macrorregional, entre 7 e 10 de agosto, com sedes em Palmeira, Arapongas (RML), Moreira Sales e Marechal Cândido Rondon. As finais estaduais ocorrem em duas etapas no município de Apucarana, de 11 a 14 e de 25 a 28 de setembro.
Redação Tem Londrina