Londrinense Igor Tofalini conquista medalha de prata nas Paralimpíadas
Histórico! Paracanoagem tem dobradinha brasileira no pódio.
O atleta londrinense Igor Tofalini, fez história na paracanoagem do Brasil, na manhã deste domingo (8), ao conquistar a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Em disputa acirrada nas águas francesas, ele fechou a final dos 200m da categoria VL2, na segunda posição, fazendo dobradinha com o brasileiro Fernando Rufino, que chegou na primeira colocação.
Rufino fez o tempo de 50s47, enquanto o ‘Peão das Águas’ alcançou 51s78. A medalha de bronze ficou com o estadunidense Blake Haxton, que teve 51s81.
O londrinense compete no Iate Clube de Londrina/Rema Londrina/FEL e já havia conquistado o vice-campeonato mundial em março.
Fernando Rufino e Igor Tofalini fizeram a primeira dobradinha da paracanoagem masculina na história das Paralimpíadas. Apesar da rivalidade dentro da água, Fernando Rufino e Igor Tofalini são ‘compadres’ e amigos próximos. Além disso, os dois têm uma história parecida: iniciaram suas trajetórias em rodeios, como peões, antes de sofrerem acidentes e iniciaram na paracanoagem.
Com as duas medalhas históricas, o Brasil assume a melhor participação na história das Paralimpíadas.
Redação Tem Londrina