Londrinense vence Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta no Karatê

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (7), foi realizada em Aracaju a solenidade de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, que prestigia os melhores atletas brasileiros da temporada. Um dos contemplados pela premiação foi o londrinense Vinícius Figueira, de 30 anos, escolhido pelo júri como o melhor carateca do ano.

O atleta faz parte da equipe de Marcelo Oguido, da academia OFF, que é treinador de karatê e também presidente da FEL.

Oguido conta que Londrina sempre teve atletas que se destacaram na modalidade e obtiveram bons resultados, conquistando, em diversas ocasiões, títulos e vagas na seleção brasileira. “Inclusive, nesse ano Londrina tem dois atletas na seleção sênior do Brasil, categoria que é a elite do karatê do mundo, sendo eles o próprio Vinícius Figueira, nos 67 kg, e Arthur Menezes, nos 75kg”, destacou.

Imagem: Divulgação

Segundo ele, Figueira sempre foi diferenciado. “Vinícius sempre se destacou. Desde as categorias de base ele conquistava bons resultados, e já identificamos logo cedo um potencial. Ele iniciou aos 11 anos”, lembrou.

Sobre a premiação

O prêmio Brasil Olímpico foi instituído em 1999 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A cada ano, são escolhidos os melhores atletas das modalidades olímpicas e paralímpicas, e são feitas homenagens a atletas dos Jogos Escolares Brasileiros e Jogos Universitários Brasileiros, assim como aos melhores técnicos do ano e a um ex-atleta.

Em 2020, a premiação foi cancelada devido à pandemia de covid-19. Porém, voltou em 2021 com um fato inédito, sendo realizada pela primeira vez na região nordeste, em Aracaju, capital do estado de Sergipe.

A premiação foi transmitida ao vivo e em rede nacional pelo canal SporTV.

Neste ano, diversos atletas vencedores em suas modalidades participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Vinicius Figueira estava cotado para ser o representante brasileiro na estreia do karatê nas Olimpíadas, porém, acabou caindo nas quartas de final do pré-olímpico e ficou de fora dos jogos. Contudo, o excelente desempenho do atleta nas demais competições do ano, incluindo a medalha de ouro conquistada no Panamericano de Karatê sênior, fez com que ele se destacasse.

Figueira é patrocinado pelo FEIPE (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), uma iniciativa de estímulo ao esporte de alto rendimento promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Redação Tem com Ncom