Rebeca Andrade encerra participação em Tóquio com duas medalhas

Com conquistas históricas, brasileira fica fora do pódio nesta segunda.

Imagem: Ricardo Bufolin/CBG

Grande nome do Brasil nas Olimpíadas, Rebeca Andrade escreveu seu capítulo final em Tóquio no início da manhã desta segunda-feira (02). Depois de ganhar a prata no individual geral e o ouro no salto, a ginasta competiu no solo e não teve o mesmo desempenho dos dias anteriores, desperdiçando a oportunidade de levar sua terceira medalha nos jogos e ficando em quinto lugar.

Jade Carey, dos Estados Unidos, ficou com ouro, Vanessa Ferrari, da Itália, com a prata, e Mai Murakami, do Japão, com o bronze. Sem Simone Biles, que só participou até agora do início da final por equipes e saiu tanto da final do individual geral quanto das três primeiras finais por aparelhos — ela ainda é dúvida na trave —, o solo perdeu sua principal estrela, candidatíssima ao ouro.

Em uma competição de alto nível, em que a grande maioria das atletas acertaram seus movimentos, Rebeca novamente agitou o público presente com seu “Baile de Favela”, mas acabou pisando fora da demarcação após o primeiro salto, o que comprometeu sua pontuação final, somando 14.033 na nota dos jurados. Carey obteve 14.366, Ferrari, 14.200, e Murakami, 14.166.

“Acho que as pessoas conheceram bastante o que é a ginástica e a minha história. Tive conquistas que foram inéditas para a ginástica, que vão inspirar muitas pessoas. Isso é um orgulho para mim, estou fazendo a diferença assim como outras pessoas, de outras gerações, fizeram a diferença para que eu estivesse aqui. Sou muito grata por ter tido essa oportunidade, por ter sido inteligente o suficiente para não ter deixado passar. Aproveitei o máximo que pude dessa competição, acho que todos viram isso. Estou muito grata e muito feliz”, declarou Rebeca Andrade em entrevista à TV Globo.

Outras competições

Na ginástica masculina, Arthur Zanetti errou na saída de sua apresentação e acabou em oitavo nas argolas. Caio Souza disputou a final masculina do salto, mas também ficou fora do pódio. O handebol feminino perdeu para a França e foi eliminado da Olimpíada. A dupla Martine Grael e Kahena Kunze teria chances de medalha na classe 49er FX da vela, mas a regata foi adiada. Isaquias Queiroz e Jacky Godmann se classificaram às semifinais da canoagem. O Brasil perdeu no tênis de mesa por equipes para a Coreia do Sul e foi eliminado nas quartas de final. A dupla Bruno Schmidt e Evandro foi eliminada nas oitavas do vôlei de praia. Manhã ainda tem Alison e Álvaro no vôlei de praia e seleção feminina no vôlei de quadra. O Brasil soma dez medalhas olímpicas: dois ouros, três pratas e cinco bronzes.

Redação Tem com UOL