Rebeca Andrade encerra participação em Tóquio com duas medalhas
Com conquistas históricas, brasileira fica fora do pódio nesta segunda.
Grande nome do Brasil nas Olimpíadas, Rebeca Andrade escreveu seu capítulo final em Tóquio no início da manhã desta segunda-feira (02). Depois de ganhar a prata no individual geral e o ouro no salto, a ginasta competiu no solo e não teve o mesmo desempenho dos dias anteriores, desperdiçando a oportunidade de levar sua terceira medalha nos jogos e ficando em quinto lugar.
Jade Carey, dos Estados Unidos, ficou com ouro, Vanessa Ferrari, da Itália, com a prata, e Mai Murakami, do Japão, com o bronze. Sem Simone Biles, que só participou até agora do início da final por equipes e saiu tanto da final do individual geral quanto das três primeiras finais por aparelhos — ela ainda é dúvida na trave —, o solo perdeu sua principal estrela, candidatíssima ao ouro.
Em uma competição de alto nível, em que a grande maioria das atletas acertaram seus movimentos, Rebeca novamente agitou o público presente com seu “Baile de Favela”, mas acabou pisando fora da demarcação após o primeiro salto, o que comprometeu sua pontuação final, somando 14.033 na nota dos jurados. Carey obteve 14.366, Ferrari, 14.200, e Murakami, 14.166.
“Acho que as pessoas conheceram bastante o que é a ginástica e a minha história. Tive conquistas que foram inéditas para a ginástica, que vão inspirar muitas pessoas. Isso é um orgulho para mim, estou fazendo a diferença assim como outras pessoas, de outras gerações, fizeram a diferença para que eu estivesse aqui. Sou muito grata por ter tido essa oportunidade, por ter sido inteligente o suficiente para não ter deixado passar. Aproveitei o máximo que pude dessa competição, acho que todos viram isso. Estou muito grata e muito feliz”, declarou Rebeca Andrade em entrevista à TV Globo.
Outras competições
Na ginástica masculina, Arthur Zanetti errou na saída de sua apresentação e acabou em oitavo nas argolas. Caio Souza disputou a final masculina do salto, mas também ficou fora do pódio. O handebol feminino perdeu para a França e foi eliminado da Olimpíada. A dupla Martine Grael e Kahena Kunze teria chances de medalha na classe 49er FX da vela, mas a regata foi adiada. Isaquias Queiroz e Jacky Godmann se classificaram às semifinais da canoagem. O Brasil perdeu no tênis de mesa por equipes para a Coreia do Sul e foi eliminado nas quartas de final. A dupla Bruno Schmidt e Evandro foi eliminada nas oitavas do vôlei de praia. Manhã ainda tem Alison e Álvaro no vôlei de praia e seleção feminina no vôlei de quadra. O Brasil soma dez medalhas olímpicas: dois ouros, três pratas e cinco bronzes.
Redação Tem com UOL