Relembre 10 paranaenses que brilham e brilharam no mundo dos esportes
O Paraná sempre foi um celeiro de bons atletas para o Brasil. Do futebol às lutas, o estado já revelou grandes craques que colecionam conquistas individuais e coletivas e ficaram marcados pra sempre na história do esporte brasileiro.
Abaixo, listamos dez atletas paranaenses que merecem ser lembrados para sempre por seus feitos e conquistas no esporte. Confira:
Rogério Ceni
Natural de Pato Branco, é considerado um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, tendo sido campeão da Libertadores, do Mundial e do Brasileirão com o São Paulo, clube do qual é o principal ídolo, além de ser um dos 23 jogadores da conquista do pentacampeonato mundial da seleção brasileira. Ceni também ostenta o feito de ser o maior goleiro artilheiro da história do futebol, com 132 gols em cobranças de falta ou de pênalti.
Alex
Outro grande nome do futebol brasileiro nascido no Paraná. Natural de Curitiba, Alex começou e encerrou sua carreira no Coxa, mas se destacou mesmo com as camisas de Cruzeiro, onde foi campeão do Brasileiro e da Copa do Brasil em 2003, e Palmeiras, clube pelo qual conquistou a Libertadores em 1999. Também brilhou no futebol europeu com a camisa do Fenerbahce, da Turquia, além de ter conquistado a Copa América de 1999 e 2004 com a seleção brasileira.
Fernandinho
Um dos bons nomes do futebol paranaense que ainda está em atividade, o volante de Londrina foi revelado pelo Athletico e esteve na campanha do título brasileiro de 2001, o maior da história do clube. Na Europa, passou pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, antes de chegar ao poderoso Manchester City, clube do qual é titular. Pela seleção brasileira, disputou as Copas do Mundo de 2014, no Brasil, e 2018, na Rússia.
Giba
Considerado um dos maiores jogadores de voleibol não apenas do Brasil, mas de todo o mundo, Giba também nasceu em Londrina. O atacante coleciona medalhas com a seleção brasileira, incluindo o ouro olímpico nos Jogos de Atenas, em 2004, e o Pan de 2007, no Rio, além de três títulos da Copa do Mundo e oito conquistas da Liga Mundial. Em 2018, entrou para o Hall da Fama do vôlei.
Emanuel Rego
Das quadras para a areia, o vôlei de praia brasileiro tem em Emanuel Rego um de seus principais expoentes. Ele defendeu o país em cinco olimpíadas, conquistando uma medalha de ouro em Atenas, em 2004, ao lado de Ricardo. Também ficou com a prata em 2012, em Londres, e bronze em Pequim, em 2008. Natural de Curitiba, Emanuel coleciona diversos prêmios individuais, sendo considerado o Atleta da Última Década do Século pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB)
Alexandre Gomes
Se o poker, modalidade mais popular do esporte da mente, é bastante difundido no Brasil nos dias de hoje, muito se deve a um paranaense. Trata-se do curitibano Alexandre Gomes, considerado um dos maiores da história do poker brasileiro. Ele foi o primeiro a ganhar um bracelete do World Series of Poker, principal torneio do mundo, além de conquistar um título da World Poker Tour.
Dayane Kotoviezy
A curitibana Day Kotoviezy é a prova de que poker também é esporte de mulher. Ela é uma das principais jogadoras da atualidade e está no top 20 do Brasil, à frente de muitos outros nomes de destaque no poker masculino. Além de ser destaque em campeonatos ao vivo, como o BSOP e o partypoker MILLIONS, a jogadora também brilha em disputas online como a Powerfest, um dos principais torneios do mundo digital.
Mauricio “Shogun” Rua
Paranaense de Curitiba, Mauricio Shogun é um dos maiores nomes da história do MMA brasileiro. Com um cartel de 26 vitórias em 38 lutas profissionais, integra o quadro de lutadores do UFC, organização da qual já foi campeão mundial em 2010. Em 2005, também venceu o GP do Pride, principal evento de vale tudo dos anos 90 e 2000, superando alguns dos principais nomes do esporte
Cristiane “Cyborg” Justino
Outra expoente de peso do mundo das lutas, Cris Cyborg é apontada como uma das maiores lutadoras da história do MMA feminino, com 22 vitórias em 25 lutas. Ex-campeã do Invicta, Strikeforce e do UFC, a curitibana ficou invicta por 13 anos, até perder para a compatriota Amanda Nunes, em dezembro de 2018. Atualmente, é campeã peso-pena do Bellator, título que conquistou em janeiro deste ano.
Natália Falavigna
Nascida na cidade de Maringá, Natália é uma das maiores lutadoras de Tae-Kwon-Do que o Brasil já teve. Ela disputou as Olimpíadas de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, quando ficou com a medalha de bronze na categoria acima de 67kg. O maior feito da carreira foi o título mundial conquistado em Madri, na Espanha, em 2005. Também foi medalhista de prata nos Jogos Panamericanos do Rio, em 2007.
Redação Tem com Assessoria