Samuel Santos, do LEC, é vítima de racismo em jogo contra o Athletico

Torcedor foi preso em flagrante.

Imagem: Divulgação

O lateral-direito do Londrina, Samuel Santos, registrou uma ocorrência na Polícia Civil de Curitiba, após ter sido vítima de um crime de injúria racial na partida contra o Athletico, na Arena da Baixada, neste domingo (20), válida pelas quartas de final do Campeonato Paranaense.

De acordo com o atleta, ele discutiu acabou discutindo com um torcedor na arquibancada no momento em que foi cobrar um arremesso lateral. Bastante irritado em campo, depois de sofrer os ataques, Samuel relatou ao árbitro que foi ofendido com gestos racistas. O caso aconteceu aos 30 minutos da segunda etapa e foi relatado na súmula.

Samuel Santos disse o torcedor atleticano o chamou de “preto vera verão”, em alusão a um personagem de um programa de televisão.

Após a denúncia, os seguranças do clube e a Polícia Militar (PM) agiram rapidamente e retiraram o torcedor das arquibancadas. O acusado foi encaminhado primeiramente para a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) e depois para a central de flagrantes no 8º Distrito Policial.

O delegado Luiz Carlos de Oliveira da Demafe confirmou que a situação se trata de um flagrante, e a pena pode variar de um a três anos de prisão.

Nas redes sociais, o atleta divulgou um vídeo (assista abaixo) com a fala do advogado londrinense. “Não vamos mais tolerar racismo no futebol e na cidade. O atleta e o LEC irão até as últimas consequências para resolver essa situação”, disse.

O Londrina também divulgou uma nota sobre o caso: “Sobre o episódio de racismo envolvendo o atleta Samuel Santos, o Londrina Esporte Clube repudia veementemente atos de cunho racista ou preconceituosos. Informamos, também, que o atleta registrou boletim de ocorrência após a partida contra o Athletico Paranaense, devidamente acompanhado pelo Departamento Jurídico do clube. Lamentamos profundamente a ocorrência desses fatos e ressaltamos que prestaremos total apoio ao atleta”.

No ano passado, o ex-jogador do clube, Celsinho, foi vítima de racismo por três vezes no mesmo campeonato.

Assista ao vídeo:

Redação Tem