Morre Akira Toriyama, criador da série Dragon Ball, aos 68 anos

Imagem: Reprodução

Akira Toriyama, criador de uma das franquias mais famosas de anime e mangá do mundo, morreu nesta semana. O ‘pai’ do Dragon Ball, faleceu por causa de um coágulo sanguíneo no cérebro. A morte aconteceu no dia 1 de março, mas só foi anunciada nesta sexta-feira (8). O designer tinha 68 anos de idade.

Membros da família de Toriyama realizaram um funeral fechado e não informaram sobre o caso. No entanto, os fãs terão eventos especiais para se despedirem do ídolo.

No site oficial da franquia, uma mensagem lamentou a partida repentina dele. Segundo o texto, ele “trabalhando apaixonadamente em muitos projetos”. Ainda segundo a postagem, “havia muito mais que ele queria realizar”, diz o texto que também homenageia os fãs de Toriyama.

História de vida

Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Kiyosu, província de Aichi, Toriyama começou a desenhar mangá aos 23 anos. Ele fez sua estreia como cartunista em 1978, enviando um conto para a revista Weekly Shonen Jump, de fãs de mangá.

Sua série ‘Dragon Ball’ foi publicada na mesma revista em 1984 e foi o centro de uma carreira criativa que durou mais de quatro décadas.

A franquia é baseada no clássico romance chinês Jornada ao Oeste e desde então foi adaptada para anime e para o filme de ação de Hollywood de 2009 “Dragon Ball Evolution”.

Enquanto Son Goku parte em busca das sete esferas do dragão, ele luta contra os vilões ao longo do caminho e protege a Terra. À medida que envelhece, o enredo muda para seus descendentes e amigos. As esferas do dragão, quando coletadas, podem invocar Shen Long, um dragão divino que pode realizar qualquer desejo. Son muitas vezes acabava gastando desejos com seus amigos ou restaurando uma Terra fortemente destruída na série centrada na coragem, amizade e parentesco.

Redação Tem Londrina