Londrinenses fazem “farofa de formiga” após invasão de tanajuras; vídeo

Imagem: Rosangela Florindo

Muita gente não sabe, mas a popularmente conhecida como “farofa de içá”, é uma iguaria da culinária feita com a parte inferior do abdome da tanajura (a fêmea da formiga saúva). Em Londrina e região, com a revoada deste tipo de inseto, moradores estão colocando o famoso prato à mesa. Alguns leitores, enviaram imagens e vídeos dos pratos.

O consumo da formiga vem da cultura indígena e nos dias atuais é um hábito popular da região do Vale do Paraíba, típico da comida caipira do interior de São Paulo. O alimento possui cerca de 30% de gordura e 15% de proteína.

A cozinheira Rosângela Florindo, que faz a tradicional farofa em Londrina, explicou ao TEM que o sabor se aproxima do famoso torresmo. “Pegamos na calçada, no quintal ou na obra onde meu esposo trabalha. Muitos não acreditam que nos comemos mas, mas ela é boa e tem gosto de torresmo”, explica a cozinheira que administra um canal sobre gastronomia no Youtube. “É um prato rico em proteína”, conta.

“Juntou um monte delas aqui em casa e nós decidimos fazer a farofa. É muito saborosa”, contou também o cantor Moisés Ribeiro, que enviou um vídeo ao TEM. A receita é da esposa dele, Micaelly Ribeiro. Eles que vieram de Minas Gerais e moram em Londrina há 5 anos, e disseram que já faziam a iguaria desde antes.

Prato popular

O escritor Monteiro Lobato, foi um grande apreciador da iguaria, chamando-a de “caviar da gente taubateana”. Além dele, o quadrinista Mauricio de Sousa também foi um apreciador de içá, quando ainda pequeno. Ele chegou a retratar a tradicional caça e sua respectiva culinária na revista em quadrinhos da “Turma do Chico Bento”.

Receita

A leitora Micaelly Ribeiro enviou a receita que faz em casa. Para isso, é necessário, obviamente, “caçar” as formigas.

3 xícaras de tanajuras
1 colher de manteiga
1 colher e meia de sopa óleo de soja
3 xícaras de farofa pronta
1 sazon de carne

Modo de Preparo:

Em uma panela adicione uma colher e meia de sopa de óleo de soja e coloque o sazon. Depois adicione as tanajuras lavadas na panela. Torre as tanajuras até ficarem crocantes. Em seguida adicione a manteiga, mecha bem. E por fim a farofa está pronta.

Redação Tem