Governador inaugura residencial com 144 apartamentos em Londrina

Imagem: Gabriel Rosa/AEN

O governador Ratinho Junior (PSD) participou, nesta quarta-feira (24), da entrega dos primeiros apartamentos do Residencial Laguna di Valência, no Acquaville, na região leste de Londrina. O condomínio é composto por 144 apartamentos, dos quais 73 contaram com subsídios do governo estadual para custeio parcial ou integral do valor de entrada aos compradores, e também do programa Minha Casa, Minha vida.

Pelo Minha Casa Fácil, os aportes de R$ 15 mil por família totalizaram quase R$ 1,1 milhão de investimento. O programa estadual é coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O público beneficiado é formado por pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Este é 14º condomínio entregue pela construtora MRV, no bairro.

Segundo o governador, o Casa Fácil Paraná se tornou uma referência nacional quando se trata de habitação popular. “Já tivemos representantes de 14 estados no Paraná para aprenderem e replicarem o programa, já que ele resolve um dos principais entraves das famílias para adquirirem uma casa própria, que é a dificuldade de bancar o custo de entrada do financiamento imobiliário”, disse.

Imagem: Gabriel Rosa/AEN

Além dos subsídios estaduais, os novos proprietários contaram com descontos variáveis do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Os financiamentos, geridos pela Caixa Econômica Federal, podem ser quitados em até 30 anos com juros menores do que os praticados no mercado, além de possibilidade de uso do saldo do FGTS para quitar parte do valor financiado.

Empreendimento

Construídos pela empresa MRV, os 144 apartamentos do Laguna di Valência são divididos em nove blocos de quatro andares. As plantas têm modelos padrão de 41 e 44 metros quadrados.

Todas as unidades possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O empreendimento também oferece coleta de lixo seletiva, sistema de segurança, sistema de medição de água individualizada, espaço gourmet, bicicletário, churrasqueira e playground. O conjunto integra o Complexo Residencial Acquaville, formado por mais de 5 mil moradias no bairro Antares, região leste de Londrina, próximo ao campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Imagem: Gabriel Rosa/AEN

Para o CEO da MRV, Eduardo Fischer, as contrapartidas do governo são essenciais para o sucesso das políticas habitacionais. “O Valor de Entrada é fundamental porque habilita as famílias com menor renda a comprarem seus imóveis, já que os bancos não podem financiar 100% do imóvel devido à legislação”, explicou. “Ter um Estado que prioriza a habitação popular, investindo e criando mecanismos para que as famílias consigam adquirir imóveis nos encoraja a investir mais aqui no Paraná”.

Redação Tem Londrina com AEN/MRV