Manutenção preventiva nos condomínios evita acidentes e gastos desnecessários

Saiba quais itens devem ser verificados para a segurança em um condomínio.

Imagem: Reprodução/Freepik

Na manhã da última terça-feira (19), um idoso sofreu queimaduras graves devido a uma explosão de gás em seu apartamento na região leste de Londrina. E segundo relatos, a mangueira do condomínio, assim como o extintor de incêndios estavam cadeados, o que dificultou o controle das chamas mesmo com a chegada do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência.

 Segundo a educadora e síndica profissional, Clarice Sanches, é preciso verificar a disponibilização dos equipamentos de segurança em um condomínio continuamente. “Mesmo que o síndico, o condomínio em si tenha problemas com os gastos de água, mesmo que o extintor já tenha sido manipulado de forma inadeuqda, esses equipamentos são essenciais. São requisitos de segurança, por isso, nunca devem ficar trancafiados”.

Clarice Sanches complementa ainda que com a chegada do fim do ano, surgem compromissos, eventos, reuniões e automaticamente maior demanda de equipamentos. “Equipamentos de segurança, de uso diário e ferramentas disponibilizadas em um condomínio, como portões, elevadores, salões de festas precisam ser verificados e regularizados corriqueiramente, mas no final do ano, as crianças estão de férias, os moradores recebem visitas e, o fluxo de pessoas aumenta. Então, é imprescindível que o síndico e os próprios moradores fiquem atentos às manutenções de itens em seu condomínio”.

Com isso, pedimos à bióloga, educadora e síndica profissional, Clarice Sanches uma lista de ações a seguir, a fim de manter o funcionamento de um condomínio mesmo com maior número de pessoas no condomínio. Confira:

1 – Crie um calendário de inspeção:

Você pode desenvolver um calendário de inspeção para certificar-se de que tem controle sobre a supervisão de pequenas coisas, como o extintor de incêndio, seguranças dos elevadores, motor da piscina, por exemplo.

2 – Foque na segurança:

A dica mais importante de manutenção é proteger os moradores de qualquer caso de furto ou vandalismo que ocorrem na época de festas. Certifique-se de que áreas como estacionamentos ou garagens estejam devidamente iluminadas e monitoradas. Além disso, certifique-se de que todas as portas externas e áreas comuns estejam travadas de forma adequada e segura.

3 – Cuide dos disjuntores:

Mesmo que não seja um eletricista, você deve ter um plano pronto para o caso ocorra algum problema com os disjuntores do condomínio. Ninguém quer uma queda de luz acontecendo no meio das celebrações de fim de ano por falta da devida manutenção. Se atente ao encanamento;

4 – Não se esqueça das áreas comuns:

Principalmente agora que as crianças entram de férias, as áreas comuns precisam estar em sua melhor forma para garantir que nada de ruim aconteça.

Certifique-se de que tudo esteja limpo e organizado — piscina, academia, parquinho, gramados, árvores, arbustos, etc. Isso servirá para manter a segurança dos moradores e melhorar a aparência geral do seu edifício.

Não se esqueça de verificar se não existe nenhum problema que possa levar a algum acidente no parquinho. Caso algo não esteja certo, ainda dá tempo de consertar e não deixar a criançada sem um espaço para se divertir durante as férias.

Quanto às ruas e estacionamentos, certifique-se de que estejam bem iluminados e pavimentados corretamente. Itens como lixo devem ser coletados regularmente.

5 – Se atente ao encanamento

Sempre que falamos de medidas preventivas, a limpeza do encanamento é algo que deve estar sempre em primeiro lugar na lista.

Certifique-se de que um profissional venha visitar e limpe regularmente todos os principais drenos e linhas de esgoto.
Isso ajudará essencialmente a reduzir o risco de entupimentos, que é um grande problema para o condomínio.

É sempre interessante lembrar que o fim do ano também é marcado pelo período de chuvas. Para prevenir qualquer problema, mantenha a manutenção e a limpeza das calhas e do sistema de escoamento de água sempre em dia.

Gostou das dicas? Fique atento às redes sociais da Bela Manchete @belamanchete.

Emily Müller - Redação Tem Londrina



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail