- Jornalismo
- 6 de outubro de 2025
Idoso de 71 anos que se passava por policial civil é preso em Londrina
Homem extorquia comerciantes há mais de 10 anos, segundo os investigadores.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 71 anos, investigado pelo crime de extorsão, em Londrina. A captura aconteceu na sexta-feira (3). Segundo as investigações, o investigado promovia extorsões a comerciantes de Londrina e região há mais de 10 anos, identificando-se falsamente como policial civil. O homem levou mais de R$ 700 mil reais com golpes.
Durante os crimes, usava um falso uniforme brasonado e exigia quantias em dinheiro sob o falso pretexto de colaboração com uma “rifa”, cuja finalidade seria auxiliar policiais aposentados.
Segundo o delegado da PCPR Rafael Souza, além da extorsão, o suspeito responde processos por crimes diversos, tais como estelionato, lavagem de dinheiro, ameaça e falsificação de documento público. “Foi apurado que o esquema conta com a participação de outras pessoas ainda não identificadas e, por essa razão, solicita-se aos empresários lesados o comparecimento à delegacia de polícia para registro de boletim de ocorrência visando à responsabilização dos extorsionários”, explica.
O delegado ainda ressalta que que sob nenhum pretexto ou circunstância a Polícia Civil e entidades de classe exigem e/ou solicitam a colaboração financeira de qualquer pessoa.
O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
Redação Tem Londrina com PCPR

