- Jornalismo
- 30 de outubro de 2025
Polícia Civil desmonta esquema de adulteração de motores em Londrina
Oito veículos foram apreendidos na operação.

A Polícia Civil (PC) desencadeou na manhã desta quarta-feira (30) uma operação contra uma quadrilha envolvida na adulteração de motores de veículos. A ação, que vem sendo planejada há cerca de um ano, cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em diferentes cidades do Paraná e contou com a participação de aproximadamente 60 policiais civis de Londrina, Umuarama, Maringá, Curitiba e São Sebastião da Moreira.
De acordo com as investigações, o grupo roubava ou furtava carros, retirava os motores e remarcava as numerações, revendendo as peças em ferro-velhos e lojas especializadas em motores usados. Em muitos casos, os compradores não sabiam da origem ilícita e adquiriram os motores de boa-fé, apresentando comprovantes de transferência — o que, segundo a Polícia Civil, os isenta de responsabilidade criminal.
A operação teve origem após a prisão de dois homens em Arapongas (RML), ocasião em que foram apreendidos armas e um veículo com motor adulterado. As apurações revelaram ainda que documentos oficiais do Detran foram falsificados, passando despercebidos pelos sistemas de controle do órgão.
Durante o cumprimento dos mandados, foram realizadas ações nas regiões norte, sul, leste e central de Londrina, além de Ibiporã (RML). Em São Sebastião da Moreira, um suspeito foi preso em flagrante, e os policiais encontraram entorpecentes e um veículo desmontado que estaria ligado ao esquema.
Ao todo, oito veículos foram apreendidos, mas os investigadores acreditam que o número total de automóveis adulterados possa ultrapassar 25.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e o destino final das peças irregulares.
Redação Tem Londrina



