Justiça determina suspensão da greve das professoras em Londrina

Ação foi movida pela Prefeitura.

greve londrina
Imagem: Reprodução/Sinpro

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) determinou, nesta sexta-feira (16), a suspensão imediata da greve das professoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos de Londrina. A decisão, emitida pela 5ª Câmara Cível, exige a retomada das atividades até que se comprove a legalidade e não abusividade do movimento, além de esgotadas as tentativas de negociação entre as partes envolvidas.

Leia também: Prefeitura vai avaliar propostas de reajuste feitas por sindicatos

A liminar, assinada pelo desembargador Carlos Mansur Arida, destaca que o Sindicato dos Professores de Londrina (Sinpro), responsável por representar cerca de 1.400 educadoras em 63 unidades escolares, não está garantindo o funcionamento mínimo do serviço essencial de educação, mesmo após ser notificado judicialmente.

Imagem: Reprodução/Sinpro
greve creches londrina
Imagem: Reprodução/Sinpro

A ação foi impetrada pela Prefeitura de Londrina, que incluiu no processo imagens e vídeos apresentados indicando que algumas creches estariam sem atendimento à população.

Na decisão, o relator enfatizou o risco de dano grave ao serviço público de educação infantil, afetando crianças de 0 a 5 anos, incluindo aquelas com deficiência e de grupos vulneráveis, bem como suas famílias.

A entidade que representa a categoria informou que se pronunciará após receber oficialmente a decisão. Em sua última publicação nas redes sociais, o sindicato havia informado que a greve retornaria na segunda-feira (19).

Redação Tem Londrina