Morre Dom Geraldo Majella, ex-arcebispo de Londrina, aos 89 anos

Religioso será sepultado em Londrina.

Imagem: Divulgação

Morreu, na manhã deste sábado (26), em Londrina, o Dom Geraldo Majella Cardeal Agnelo, ex-arcebispo da Arquidiocese de Londrina entre os anos de 1982 e 1991, aos 89 anos. Segundo informações, a saúde do religioso se agravou no final do ano passado, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Na época foi arcebispo de Londrina, ajudou a fundar a Pastoral da Criança, em 1983, ao lado da médica Zilda Arns, em Florestópolis, na Região Metropolita de Londrina (RML). O cardeal Dom Geraldo escolheu o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, local onde celebrou por diversas vezes quando ainda era arcebispo de Londrina, para celebrar os 65 anos de ordenação sacerdotal, com uma missa no dia 29 de junho de 2022.

Ele também presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi membro de congregações no Vaticano. Amigo pessoal do papa João Paulo II, Dom Geraldo teve seu nome cotado para substituir o papa, com quem conviveu e trabalhou durante muitos anos. Na ocasião, Bento XVI acabou sendo eleito.

Em carta registrada em cartório em março de 2020, o Cardeal expressou seu desejo de ser sepultado na cidade de Londrina. “Sempre foi minha intenção ser sepultado no lugar onde tivesse residência, quando Deus me chamasse a si. Assim, expresso mais uma vez o meu desejo de ser sepultado em Londrina, com a anuência do Arcebispo desta Sede Metropolitana, quando chegar a minha hora de partir deste mundo”.

Redação Tem Londrina