Morre o ator Francisco Cuoco, ícone da TV brasileira, aos 91 anos

Imagem: Reprodução/ArteTEM

O ator Francisco Cuoco faleceu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos. Ele estava internado há cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte não foi informada.Reconhecido como um dos grandes nomes da televisão brasileira, Cuoco enfrentava problemas de saúde nos últimos anos.

O ator utilizava uma sonda nasal, tinha dificuldades de locomoção e precisava de auxílio para tarefas simples, como tomar banho. Ele morava com a irmã, Gracia, de 86 anos, e contava com o apoio de cuidadores.Com uma carreira de mais de cinco décadas, Francisco Cuoco marcou gerações com seus trabalhos na televisão, no teatro e no cinema. Sua estreia na TV Globo aconteceu nos anos 1970, na novela “Assim na Terra Como no Céu”. A partir daí, protagonizou várias produções de sucesso, muitas delas escritas por Janete Clair.

Entre seus personagens mais marcantes está o ambicioso Cristiano de “Selva de Pedra” (1972). O ator também brilhou em outras novelas que se tornaram clássicos, como “O Semideus” (1973), “Pecado Capital” (1975), “O Astro” (1977), “O Salvador da Pátria” (1989), “Deus nos Acuda” (1992), “A Próxima Vítima” (1995), “As Filhas da Mãe” (2001), “América” (2005) e “Passione” (2010). O legado de Francisco Cuoco permanece vivo na história da dramaturgia brasileira.

Redação Tem Londrina