Morre o médico Sérgio Canavese, referência na saúde pública de Londrina
Profissional símbolo de dedicação no SUS, ajudou a construir o SAMU, o SIATE e a Central de Regulação de Londrina.

A saúde pública de Londrina amanheceu de luto neste domingo (1). Morreu o médico Sérgio Vitório Canavese, de 67 anos, profissional amplamente reconhecido por sua dedicação, liderança e trajetória marcada por contribuições profundas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Canavese — ou “Cana”, como era carinhosamente chamado pelos colegas — atuou em diversas frentes da saúde municipal e nacional. Com passagens pela Força Nacional do SUS, SIATE e pela implantação e melhoria dos serviços do SAMU e da Central de Regulação, seu nome tornou-se sinônimo de comprometimento e excelência no atendimento de urgência e emergência.
Também deixou marcas na atenção básica, assegurando que a população tivesse acesso a cuidados de saúde com qualidade e empatia. Canavese ocupou cargos em diferentes diretorias da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina, além de exercer papel decisivo na modernização e humanização dos serviços oferecidos à comunidade.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lamentou profundamente sua partida. “O Dr. Canavese foi um profissional exemplar, conhecido por sua empatia, liderança e integridade… Deixa um rastro de amor, amizades e saudade por onde passou”, diz o texto.
Além de seu legado técnico e institucional, colegas e amigos lembraram de sua leveza, senso de humor e disponibilidade para ajudar. “Era alguém que fazia questão de estar perto das pessoas, de ouvir e de construir pontes”, disse um servidor que trabalhou com ele por mais de uma década.
O velório acontece neste domingo até às 17h no Parque das Allamandas, na Rua Joana Rodrigues Jonatas, 155. A causa da morte não foi divulgada.
Redação Tem