Morre Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais renomados do mundo
Brasileiro tinha 81 anos de idade.
O brasileiro Sebastião Salgado, um dos mais renomados fotógrafos do mundo, faleceu aos 81 anos, nesta sexta-feira (23). A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização fundada por ele e por sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado. A causa da morte não foi divulgada.
Em nota, o instituto destacou: “Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”.
Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944, Salgado inicialmente se formou em economia, mas encontrou na fotografia sua verdadeira vocação, iniciando sua carreira em 1973. Com seu estilo marcante em preto e branco, documentou profundamente o ser humano, o trabalho e a natureza, revelando com sensibilidade as desigualdades sociais e as belezas do planeta.
Ao longo de sua carreira, percorreu mais de 120 países e produziu projetos consagrados que o consolidaram como uma das maiores referências da fotografia documental.
Em 1998, fundou ao lado da esposa o Instituto Terra, uma iniciativa dedicada à restauração ambiental da Mata Atlântica, especialmente na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, onde nasceu.
Redação Tem Londrina