- Jornalismo
- 26 de agosto de 2025
Parque Mata dos Godoy em Londrina será reaberto para visitantes
Fechado há cinco anos, espaço será reaberto na próxima semana.

Fechado desde 2020, o Parque Estadual Mata dos Godoy, na região sul de Londrina, deve voltar a receber visitantes a partir da primeira semana de setembro. O espaço foi interditado inicialmente devido às restrições impostas pela pandemia e, posteriormente, permaneceu sem acesso ao público por causa de problemas no sistema de abastecimento de água.
O Instituto Água e Terra (IAT) confirmou que as adequações necessárias já foram concluídas e que a retomada da visitação está em fase final de planejamento.

Localizado a cerca de 13 km de Londrina, o parque é considerado um dos últimos fragmentos remanescentes de Mata Atlântica no Paraná. Criado em 1989, a área antes pertencia à família Godoy, que preservava a floresta com o objetivo de mantê-la para as futuras gerações. Atualmente, o espaço reúne 690 hectares de mata subtropical, com cerca de 200 espécies de árvores, como peroba, angico, cedro, figueira e pau-marfim.

Além da biodiversidade, a Mata dos Godoy oferece ao visitante a oportunidade de percorrer três trilhas curtas, todas com menos de 1 km, em meio à vegetação densa e cenários de rara beleza. A maior parte da área, no entanto, segue destinada à pesquisa científica, sendo habitat de diversas espécies de aves, insetos e plantas.
Conheça as trilhas da Mata dos Godoy:
Trilha do Projeto Madeira: Esta trilha se inicia na área que recebe os Visitantes, passando por uma área de reflorestamento de espécies nativas, denominada Projeto Madeira, e chegando na área de descanso (Choupana), por um percurso linear de 540 metros.
Trilha das Perobas e Figueiras: Após atravessar a trilha do Projeto Madeira e chegar à Choupana, tem-se acesso à trilha das Perobas e das Figueiras, que possui um trecho circular, passando por uma área de mata fechada e voltando para a área de descanso. O retorno ao Centro de Visitantes se faz pelo trecho inicial. Os atrativos desta trilha são as Perobas e Figueiras Brancas que apresentam exemplares de grande porte no trecho de mata fechada.
Trilhas dos Catetos: Após atravessar a trilha do Projeto Madeira e chegar à Choupana, tem-se acesso a uma trilha larga e retilínea que adentra a mata fechada e termina no limite Noroeste do Parque, retornando pelo mesmo caminho da ida.
Redação Tem Londrina



