Nova ferramenta permite cobrar melhor atendimento em serviços públicos federais
Serviço possibilitará registros de queixas e sugestões, que serão analisadas pelos órgãos
A partir desta segunda-feira (15), usuários de serviços públicos poderão cobrar melhor atendimento e apresentar sugestões. Registros de queixas a procedimentos adotados em repartições e falhas nos sistemas do governo poderão ser feitos no formulário online Simplifique!, acessado pelo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal.
A ferramenta surgiu por meio de decreto publicado em julho do ano passado que visa simplificar o atendimento público, eliminando possíveis excessos de burocracia e conferindo mais agilidade e efetividade aos serviços.
Caso o cidadão não tenha acesso à internet ou queira fazer o registro pessoalmente, a solicitação ficará a cargo do órgão envolvido em seu caso. Um funcionário ficará responsável por digitalizá-la e lançá-la no Simplifique!. Atalhos posicionados no topo dos sites de cada ministério e autarquias também facilitarão o acesso ao formulário.
As propostas serão analisadas por um comitê permanente de desburocratização, mantido por cada ministério. Confira, clicando aqui.
(com Agência Brasil)